08/08/18 | 15:41
Cronograma de ações do segundo semestre do programa Mais Alfabetização é apresentado

Na manhã desta quarta-feira, 09/8, foi apresentado a gestores, professores, assistentes e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o cronograma de ações do programa Mais Alfabetização para o segundo semestre de 2018. O programa é realizado em 274 unidades de ensino, atendendo aproximadamente 45 mil alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. As reuniões de apresentação do cronograma acontecerão até o dia 17/8.

Os encontros com os educadores do programa também serão realizados na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), Fundação Amazonas Sustentável (FAZ), Auditórios das Divisões Distritais Zonais (DDZs), da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) Professor Samuel Isaac Benchimol e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O Programa Mais Alfabetização, criado pela Portaria nº 142, de 22 de fevereiro de 2018, é uma estratégia do Ministério da Educação para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental.

Durante as reuniões serão apresentados os resultados da primeira avaliação diagnostica do programa nas disciplinas de português e matemática, realizada em maio. Além de ser apresentado o curso de apoio ao desenvolvimento profissional do sistema do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed), e a realização da segunda avaliação do programa, que acontece no próximo dia 21.

A diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Marcionilia Bessa, explicou o que a secretaria pretende alcançar com a realização desses encontros. “Nós esperamos que haja realmente esse engajamento das escolas, porque temos a oportunidade de estarmos melhorando nossos a partir desse programa”.

O pedagogo Daniel Silva das Chagas, da Escola Municipal Sérgio Augusto Pará Bittencourt, no bairro Terra Nova, zona Norte, explicou como o programa está sendo trabalhado com 175 alunos.

“O programa é novo e estamos ajustando muita coisa. Na escola estamos trabalhando conforme o manual e em cima dos alunos que precisam de um reforço escolar e que estão nesse processo de alfabetização.”, finalizou.

A chefe da Divisão de Apoio a Gestão Educacional (Dage), Jussara Marques, falou sobre como o Mais Alfabetização pode melhorar o trabalho do professor. “O objetivo é fortalecer de fato a ação do professor para que melhorem os índices de alfabetização e, com isso, possamos vencer os desafios para alfabetizar”, explicou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054