13/11/13 | 10:13
Crianças mostram trabalhos de educação para o trânsito

O tema trânsito dominou a exposição que alunos das escolas da rede municipal de ensino apresentaram na tarde desta terça-feira, 12, no auditório da Prefeitura de Manaus, durante o encerramento das atividades do projeto “Transversalizando o Trânsito-2013”, desenvolvido pela prefeitura. A exposição mostrou o entendimento das crianças sobre os ensinamentos que receberam em sala de aula sobre segurança no trânsito, eixo fundamental do projeto.

A problemática do transito tem sido motivo de preocupação para as autoridades e sociedade de modo geral. A educação vem sendo o eixo principal no processo de transformação do comportamento de motoristas e pedestres no dia a dia nas ruas.

Além do “Transversalizando o Trânsito”, a  Semed desenvolve projetos em conjunto com o Instituto  Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito com atuação nas zonas urbanas  e também com a Policia Rodoviária Federal através dos projetos “Escola e Polícia Rodoviária Federal” e  “Educando para o Transito” com atuação nas  escolas da zona rural. Todas as ações visam implantar o tema trânsito na proposta curricular da educação básica no ensino fundamental.

“Passada essa fase de trabalho com os professores, o conhecimento adquirido será multiplicado para os alunos. Teremos resultados melhores, quando tivermos um melhor comportamento da população no transito”, afirmou o diretor-presidente do Manaustrans Paulo Henrique Martins. Segundo ele, o cidadão precisa perceber a necessidade em mudar a atitude no trânsito. “Que essas crianças cresçam com um  comportamento diferente. Esse é o papel da educação nesse processo”, disse Paulo Henrique.

Para a profª Ana Falcão, Subsecretária de Gestão Educacional da Semed, esta parceria é importante para o cumprimento da educação para o trânsito. “Essa geração tem a oportunidade de aprender mais  para se tornar um cidadão mais completo”, enfatizou a professora referindo-se a escola como um espaço de transformação para um novo mundo  com mais paz no transito.