02/10/15 | 15:14
Crianças do CMEI Irmão Ciro participam de brincadeiras no Dia “D”

IMG_0101Com liberdade de levar os brinquedos e lanches preferido, as 282 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Irmão Ciro, bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, participaram do “Dia da Diversão”, intitulado como dia do movimento na escola. A programação é uma ação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de movimentar os alunos da Educação Infantil em toda rede de ensino, nesta sexta-feira, 2.

Para conscientizar as crianças sobre a diversão de forma sadia e lúdica foi exibido o filme infantil “Toy Story”. O objetivo foi trabalhar a importância dos brinquedos para as crianças, relacionados dentro da temática do Dia “D”. Na programação, tiveram ações da caravana da Educação Física, rodinha de conversa, ginástica macro, atividades com balão e cantigas de roda, entre outras atividades.

IMG_0100“Esse dia favoreceu a brincadeira, interação entre as crianças, os jogos psicomotores, que foram executados por meio da Caravana da Educação Física, que é um trabalho realizado na escola. Os alunos participaram de todas as atividades, se envolveram, ou seja, foi um momento diferente de diversão e aprendizado em nossa escola”, definiu a diretora, Karla Danielle Pinto Olavo.

Aldenice Oliveira dos Santos, 41, é merendeira da escola e mãe do aluno do 2º período, Paulo Henrique Oliveira Lins, 6. Para ela, o dia foi muito especial, porque houve a interação de todos os estudantes de forma harmoniosa e divertida.

IMG_0164“A importância desse dia é que houve muita diversão, ou seja, tudo que essas crianças mais gostam de fazer. Os educadores interagiram com eles e vice versa. Houve essa liberdade deles trazerem seus brinquedos e lanche para compartilhar uns com os outros. Isso para mim é fundamental, porque está conscientizando como eles devem dividir e não serem egoístas”, disse.

O aluno do 2º período, Carlos Eduardo, 6, levou seu carrinho e uma maçã para lanchar. De acordo com a criança, ele ficou feliz por ter participado de um dia diferente na escola.

“Eu gostei das brincadeiras e da dança. Foi bom ter participado com meus colegas de tudo isso. Queria que acontecesse mais vezes esse dia, e não ficasse apenas no dia de hoje”, contou.

Dados

IMG_0180O objetivo do Dia D é trabalhar as brincadeiras e movimentos como instrumento de aprendizagem e desenvolvimento da criança, ou seja, a brincadeira e movimento funcionando como a linguagem própria da educação infantil.

Segundo informações da divisão de educação infantil da Semed, a programação envolveu os 254 Cmeis de todas as zonas geográficas da cidade, beneficiando cerca de 45 mil alunos da educação infantil. Além disso, as oito creches municipais também fizeram sua programação alusivo ao Dia D.

TEXTO: Paulo Rogério
FOTOS: Lton Santos

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
(92) 3632-2054