23/10/18 | 14:45
Crianças de Creches Municipais participam do 2º Jogos Intercreches

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na manhã desta terça-feira, 23/10, na Creche Municipal Ana Lopes Pereira, no bairro Compensa, zona Oeste, a abertura dos 2º Jogos Inter Creches. Participaram de atividades, como circuito com escorregador, minhocão e bambolê e bolinha, caça ao tesouro e pula-pula, as crianças atendidas pela na creche Ana Lopes e também e Gabriel Corrêa Pedrosa, onde acontecerá o encerramento dos jogos no dia 26/10.

Os Jogos Inter Creches buscam estimular o interesse e participação em experiências sensoriais, expressivas e corporais das crianças, além de desenvolver um processo de sensibilização permanente no ambiente escolar sobre a importância de trabalhar atividades recreativas/brincadeiras para o desenvolvimento dos pequenos.

A gestora da creche Ana Lopes, Rinalda Ortiz Costa, destacou a presença dos pais e responsáveis acompanhando a programação e conhecendo um pouco mais o trabalho pedagógico realizado com as crianças.   “Esse é um dos momentos mais importantes para nós, porque os pais vêm para verificar como são feitas essas atividades”, destacou.

Segundo a gestora da Creche Municipal Gabriel Pedrosa, Edinelza César Corrêa, os jogos surgiram da necessidade de integração entre as unidades de ensino, os pais e os alunos.

“Esse momento é o que mais trabalhamos durante o ano inteiro, com a socialização e a psicomotricidade, sendo as duas experiências que fazem parte do currículo de creches. As atividades são realizadas nas escolas no cuidar, educar e brincar”, explicou.

O professor, Nivaldo Pereira, 51, pai da aluna do maternal, Alice Souza da Mota, 4, enalteceu a realização dos jogos. “Uma iniciativa como essa é importante para a socialização deles. É interessante ver a participação das crianças com outros colegas. É algo saudável, porque no final todos recebem uma medalha e sentem-se gratificados pelo trabalho executado”.

Presente em todos os eventos, a enfermeira Luana Esashika, 32, mãe do aluno do maternal, João Victor, 2, ressaltou que os jogos são importantes para o desenvolvimento das crianças. “De um modo geral acho maravilhoso para as crianças, porque eles socializam com crianças de outras creches. As atividades desenvolvem o lado psicomotor, já o lado social ele fica bem alegre, contagiado e envolvido”.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054