05/10/18 | 9:22
Crianças de creche municipal visitam Palácio Rio Negro

As crianças do maternal 3, da Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes, localizada na Cidade Nova, zona Norte, participaram de uma visita ao Palácio Rio Negro, no Centro da cidade. A visita faz parte do Projeto ‘Conte e Reconte em Família’ e do Projeto ‘É Hora de Brincar’, que busca o desenvolvimento das crianças por meio de um processo de construção social e cultural, estimulando o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança por intermédio da arte e suas expressões.

Para participar dos projetos educativos, as unidades de ensino precisam entrar em contato com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC) para agendar a visita aos espaços culturais, onde os espaços são apresentados de acordo com cada faixa etária. No caso da Educação Infantil, a participação no ‘É hora de Brincar’ faz com que as crianças participem do resgate a brincadeiras infantis, música, teatro de fantoche e momento com o meio ambiente.

O gerente pedagógico Ricardo Noronha explicou a importância do contato das crianças com o espaço cultural. “Com certeza é bem positivo para as crianças terem essa aula extraclasse, terem a oportunidade de estar em um espaço histórico, conhecer um pouco mais sobre a cultura do Amazonas, e aprender a valorizar algo que é nosso. Assim, aprendem a preservar esse espaço para as futuras gerações que podem conhecer um espeço como esse”.

As atividades serviram para celebrar a abertura da Semana da Criança e a gestora da creche, Gicélia Leal, falou sobre o objetivo de ter escolhido o espeço pedagógico do Palácio Rio Negro. “Queremos possibilitar às crianças e famílias o acesso aos bens culturais, oportunizando as experiências tanto no campo da leitura, quanto da arte; já que esse bem cultural faz parte do patrimônio histórico da cidade”.

As crianças puderam aproveitar os espaços e ouviram histórias, assistiram filme e brincaram no espaço do Palácio. Nane Bonfim, mãe de Mateus Bonfim, contou uma das historinhas infantis e comentou a importância dos pais participarem desse evento. “Participar da vida escolar do filho nesse momento de leitura é muito importante, porque sair da zona de conforte e visitar o palácio faz com que as crianças possam aprender mais um pouco sobre a cultura amazonense”.

 

 

Texto: Luiz Eduardo Cruz

Foto: Patryck Vieira/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054