07/08/15 | 14:55
Crianças de creche municipal recebem orientações sobre alimentação saudável

Alimentação saudável. Creche Gabriel Pedrosa. Fotos Cleomir (6)A Creche Municipal Gabriel Pedroso, localizada na Compensa, zona Oeste, promoveu, na manhã desta sexta-feira, 7, um dia de orientação sobre alimentação saudável e manipulação de frutas. A unidade de ensino atende 240 crianças de 3 e 4 anos. A atividade faz parte da programação do Agosto Dourado, realizada em todo o mundo para a promoção de ações que incentivem o aleitamento materno e a alimentação saudável.

Todos os dias, as crianças participam de atividades em sala de aula, brincam e se alimentam no local. Desta vez, a ideia da escola foi formar os minichefes para orientá-los e ensiná-los na prática a fazerem alimentos saudáveis. Nesta sexta-feira, foi a vez da salada de frutas. As orientações envolveram desde a manipulação dos alimentos, o corte e a mistura, até a melhor parte, saborear o produto.

A cada momento, a enfermeira da creche, Dária Kessy, ensinava sobre os nutrientes dos frutos. Na receita havia mamão, banana, uva, maçã, laranja e abacate. Todos vestidos com avental e chapéu de mestre cuca.

Alimentação saudável. Creche Gabriel Pedrosa. Fotos Cleomir (29)De acordo com a enfermeira, a ideia da atividade foi incentivar as crianças a desde pequena cultivarem hábitos de alimentação saudáveis.

“Estamos trabalhando durante toda a semana a temática. Nós falamos sobre a pirâmide alimentar e ali eles perceberam que os alimentos que eles trazem de casa, muitas vezes, não são tão saudáveis e importantes para o crescimento deles. Nós estamos incentivando eles a manterem esse padrão para que isso se torne um hábito no futuro”, explicou.

Preparação

Alimentação saudável. Creche Gabriel Pedrosa. Fotos Cleomir (21)O primeiro passo foi cortar os alimentos. Os pequenos descascaram as frutas e a enfermeira explicava o que cada uma delas tinha de nutrientes. As frutas cortadas foram colocadas em uma grande bacia e depois misturadas com um pouco de doce de leite e creme de leita. Alguns mais apressados, como a pequena Milena Simplício, de 3 anos, comiam as frutas cruas.

Com uma banana na mão, Maria Eduarda da Graça, de 5 anos, disse que estava gostando muito da “brincadeira”. “Eu gosto muito de comer fruta”, disse.

Após ficar pronta, a salada de fruta foi saboreada por todos da creche. “A ideia é que eles comam alimentos saudáveis porque as crianças geralmente trazem merenda de casa, como salgadinho, sucos industrializados. O nosso objetivo é estimular que eles comam produtos naturais e mais saudáveis. É uma questão nutricional para que eles cresçam saudáveis”, afirmou a diretora Edinelza Corrêa.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054