03/09/14 | 12:02
Crianças de creche municipal participam de desfile cívico

“É de pequeno que se faz o grande”. Com esta convicção, a diretora da Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes, professora Gicélia Leal, teve a ideia de promover um desfile cívico com as crianças para comemorar a semana da pátria. O evento aconteceu, nesta quarta-feira, 3, na creche, que fica localizada na Comunidade Fazendinha, Cidade Nova, zona norte de Manaus.

Ao som da fanfarra da Escola Estadual Cid Cabral, o pátio da unidade de ensino, que normalmente é utilizado para o banho de sol das crianças, transformou-se em uma passarela. Vestidos de verde e amarelo e com a bandeira do Brasil nas mãos, as crianças desfilaram e cantaram o hino nacional. As turmas foram divididas em três pelotões. O do esporte e lazer, da alimentação saudável e aleitamento materno.

Caracterizada de Carmen Miranda, Eliana Pacheco, de 3 anos, puxou o desfile. Animada, ela dançava a contagiava os coleguinhas. “Eu sou a Carmen Miranda e na minha cabeça tem um monte frutas”, disse.

Para a diretora da Creche, é essencial inserir princípios patriotas nos estudantes desde criança.

“É de muita importância porque a gente vê que no mundo de hoje muitos valores foram perdidos. Se você começar ensinar os conceitos de pátria, desde pequeninho, que é a melhor fase de aprender, com certeza isso será de suma importância para o desenvolvimento deles como cidadãos”, explicou Gicélia Leal.

Integrante do pelotão da alimentação saudável, Gabriele Santos, 3, estava vestida de abacaxi. Ao lado das amiguinhas, ela disse que sabia o nome de todas as frutas. “A Eliana tem uma uva na cabeça e o Mayke um moranguinho”. Falou.

 

Aleitamento materno

No pelotão do aleitamento materno, os alunos do maternal 1 estavam todos vestidos de camisa branca, em alusão à cor do leite. O mascote da turma, Samir, de apenas 1 ano e 7 meses, chamou a atenção porque em sua blusa estava escrita a frase: “Movido a leite materno”.

“Nós trabalhamos com a alimentação saudável e aleitamento materno desde o início do ano com as crianças e com os pais também. Como eles aprendem brincando, através dessas brincadeiras já inserimos a importância de comer frutas, legumes e verduras. Como é um tema constante aqui na escola, resolvemos trazer para o desfile cívico também”, falou a diretora Gicélia Leal.

 

Matéria: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054