22/05/13 | 18:36
Crianças da Zona Rural descobrem o encanto do cinema

Uma manhã diferente, para ser guardada com carinho e lembrada por toda a vida, foi o que viveram as crianças, de 6 a 12 anos, que estudam na Escola Municipal Maria Leide Amorim, Comunidade São João, Km4, BR174, que puderam, pela primeira vez, ver uma sessão de cinema. O filme Reino Escondido, em 3D, foi apresentado às crianças como parte da III edição do projeto Arte e Juventude, da Prefeitura de Manaus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej) com apoio do Cinemark.

Olhos curiosos para saber o que iria “sair” da telona e espanto ao se deparar com os efeitos visuais. A estreante na sétima arte, Sâmia Nascimento, reagia a cada desdobramento do filme. “Essa é a primeira vez que estou vindo ao cinema e ao shopping. É tudo muito bonito e estou prestando bastante atenção, pois a minha mãe nunca veio ao cinema e quando chegar em casa ela vai querer saber como é aqui. Aí, vou contar para ela e dizer que meu dia foi ótimo”, disse, enquanto aproveitava a pipoca e o refrigerante.

Para o secretário da Semdej, Fabrício Lima, a missão do Projeto foi cumprida. “Nada paga o que foi feito aqui hoje, pois o sentimento de emoção e gratidão mais que tudo. O contato com o cinema hoje, que para muitos é algo comum, para eles é algo extraordinário e fora do comum, capaz de impulsionar sonhos e objetivos. A descoberta faz parte da infância e toda criança merece e deve ter uma lembrança boa. Nosso objetivo agora é trazer a comunidade ribeirinha”, comentou.

Após aproveitar “o escurinho do cinema”, os pequenos terão uma missão importante na aula de amanhã, 23: contar a história e retratar no dia a dia o “Reino Escondido” para seus professores e colegas de classe, como explica a diretora da escola, Eunice Guedes.

“Quando eles retornarem, vão ter que contar o que interpretaram do filme e  vamos identificar se eles entenderam a mensagem principal, que é lutar por seus sonhos, acreditar e respeitar os mais velhos”, disse.

Assessoria de Comunicação – Semdej