12/05/17 | 15:16
Crianças da rede municipal de ensino têm ilustrações e trabalhos publicados em livro sobre Manaus

RRA_3761O livro “Manaus: Minha Cidade, Meu Lugar – Lugares de Aprender”, produzido por crianças e professores da Educação Infantil da rede pública municipal, foi lançado na manhã desta sexta-feira, 12/5, no Parque Cidade da Criança, localizado na Rua Castro Alves, Aleixo, zona Centro-Sul.  Mais de 45 mil crianças participaram de atividades pedagógicas, em 2016, para elaboração do livro, das quais aproximadamente 200 tiveram as produções selecionadas para compor as ilustrações desta edição lançada, nesta sexta.

Essa é a quarta edição desenvolvida por crianças e educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A primeira edição foi lançada em 2013 e intitulada como “Na cozinha de Manaus: experiências gastronômicas e escritoras”; a segunda, “Histórias Manauaras: contos, mitos, lendas e fábulas”, em 2014; a terceira, “Bichos do Amazonas”, em 2015; e agora “Manaus: Minha Cidade, Meu Lugar – Lugares de Aprender”, em que os RRA_3693alunos retrataram pontos turísticos da cidade e lugares preferidos no bairro onde moram.

O “Manaus: Minha Cidade, Meu Lugar – Lugares de Aprender” foi produzido durante o ano letivo de 2016. A ação faz parte das atividades do Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (Pesc) e utiliza ilustrações e designer personalizados, tendo os alunos da Educação Infantil como público-alvo.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, afirmou que o Pesc é um projeto voltado para o ensino de ciências, que funciona transversalmente como mais um instrumento pedagógico trabalhado também em outras disciplinas e inclui, inclusive, ações de robótica com foco na Educação Infantil.

“Primeiro nós estamos formando novos escritores, e estamos mostrando para nossa sociedade que ensinando a escrever, entendendo essa linguagem, todos nós podemos aprender a registrar nossa vida. Tenho certeza, que não só estamos melhorando a parte cognitiva da criança, o potencial delas de aprendizagem, como nós vamos começar a despontar com talentos”, comentou.     

Segundo o coordenador pedagógico do Pesc, Sérgio Cunha, o tema foi trabalhado com as crianças e educadores dentro da temática para o conhecimento das pessoas sobre os lugares de nossa cidade.

“Entendemos que todos esses lugares, onde as pessoas se encontram, conversam sobre arte e educação e tudo mais, faz com que a criança aprenda, por isso, que nós fizemos esse projeto, que culminou na edição de um livro. Essa obra foi a partir de ilustrações e textos produzidos por crianças e acompanhada pelos professores”, citou.

Orgulho

RRA_3539A doméstica Cândida Moraes Monteiro Neto, 38, mãe da aluna Ana Clara Moraes de Castro, 6, da Escola Municipal Ouvidor Sampaio, localizada na AM-010, km 41, zona Rural, ficou satisfeita com o desenho que a filha fez do Encontro das Águas. Para ela, ter uma ilustração da filha publicada em um livro é motivo de muito orgulho e satisfação.

“É uma alegria muito grande está aqui com ela, porque é um sonho para ela. Como ela gosta de desenhar, é algo de muita alegria. Na escola, é uma ótima aluna, conversa muita com todos e é uma das melhores alunas”.

A doméstica Francisca Lopes de Sousa, 56, não se continha de tanta alegria ao ver o desenho da neta, a aluna Eduarda Barbosa Silva, 5, do Cmei Paulo Herban Jacob, na Colônia Terra Nova 2, zona Norte, no livro sobre RRA_3556a cidade de Manaus. “Gostei muito desse momento, pois como avó/ mãe, porque a crio desde quando nasceu, estou emocionada com a participação dela. Ela vai aprender muito mais com tudo isso e vou ajudar nesse aprendizado”, finalizou.

O Pesc proporciona aos alunos a ampliação do conhecimento científico, por meio de materiais didáticos inovadores, lúdicos e contextualizados, ricos em propostas de observação, investigação e experimentação científica, a partir de diferentes situações didáticas privilegiando a prática experimental.

 

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054