05/08/14 | 16:46
Creches realizam atividades na Semana da Alimentação Saudável

Dando continuidade às ações da Semana do Aleitamento Materno e Alimentação Saudável, as crianças da Creche Municipal Magdalena Arce Daou fizeram, na manhã desta terça-feira, 5, a apresentação da dança ‘O Rock das Frutinhas’. A atividade foi o encerramento da Semana na creche, que trabalhou com os pais e com e alunos a importância de uma alimentação composta por frutas e legumes.

O Rock das Frutinhas contou a história de dois amigos de trocavam um enorme pirulito por uma maçã. A brincadeira ensinou os pequenos a conheceram e comerem frutas.

Manuela Brazão, de três anos, aprendeu a comer frutas e legumes, e segundo os professores tomou gosto pela alimentação saudável. “Eu gosto de abacaxi, laranja e maçã”, enumerou a menina.

Para a diretora da creche, Luciene de Paula, a Semana do Aleitamento Materno e Alimentação Saudável serviu para estimular as famílias das crianças da unidade de ensino a terem uma preocupação maior com a alimentação.

“Aqui, nossas crianças fazem cinco refeições por dia. Assim, nós vamos inserindo as verduras e legumes no cardápio deles. No início, de fato, eles rejeitaram alguma coisas, mas hoje até pedem. Como temos crianças de um a três anos, durante a semana também convidamos as mães e ensinamos por meio de palestras a como alimentarem seus filhos, principalmente aqueles que estão na fase de desmame”, explicou.

Salada de frutas

Na Creche Municipal Manuel Octávio Souza, cada uma das cinco turmas se aprofundou em uma fruta e fizeram uma feira de ciências onde apresentaram o resultado da pesquisa. Teve a sala da banana, do limão, do cupuaçu, do abacaxi e da laranja.

O maternal 3 estudou sobre o cupuaçu. A sala foi toda ornamentada de marrom e na parede foram expostas as pinturas e desenhos do fruto que os alunos fizeram. Uma mesa de guloseima foi montada com vários tipos de doce feitos com o fruto.

O pequeno Daniel Henrique Gomes, de três anos, contou o que aprendeu sobre o fruto típico da região amazônica.

“O cupuaçu é uma fruta muito saborosa, típica da região norte. Ela é muito encontrada no Pará e no Amazonas”, ensinou.

July Costa, também de três anos, completou. “Com o cupuaçu dá para fazer sorvetes, sucos e vitaminas”, observou.

A Semana do Aleitamento Materno e Alimentação Saudável, realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) terá seu encerramento nesta quarta-feira, 6.

TEXTO e FOTO: THIAGO BOTELHO