20/03/15 | 14:33
Creches municipais participam do Projeto Mediações Pedagógicas

Os profissionais que atuam nas creches da Prefeitura de Manaus estão participando do projeto Mediação Pedagógica, desenvolvido pela Gerência de Creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciado nesta sexta-feira, 20. A primeira unidade a receber a formação continuada foi a Creche Municipal Maria Ferreira Bernardes, localizada na comunidade Fazendinha, bairro Cidade Nova, zona Norte.

A formação tem como foco o trabalho do professor em sala de aula e é voltada para todos os profissionais da creche. De acordo com a  chefe da Gerencia de Creches da Semed, Wissilene Brandão, é importante que todos tenham a consciência que o trabalho dos profissionais de uma unidade de ensino é educar independentemente de ser professor ou não. “O enfoque é o trabalho do docente, mas a ideia é colaborar com os procedimentos metodológicos do trabalho em sala de aula”, informou.

Ainda de acordo com Brandão, o tema da conversa deste encontro foi ‘Espaço’, com o objetivo de passar para os profissionais a importância de explorar todo o ambiente escolar. “Os professores devem entender o quanto o espaço condiciona a aprendizagem das crianças. Apresentamos uma metodologia para que eles trabalhem memoria deles de sua primeira escola e percebam que muita coisa boa, além da sala de aula, fica guardada na memória”, relatou.

Para a professora Fátima Fabiana, a formação continuada serve como suporte para o trabalho do professor em sala de aula. “É uma experiência motivadora para o professor da educação infantil, pois nós temos conhecimento, temos uma formação e a gerência vem explanar esses assuntos, vem somar com o nosso trabalho, mostrando o material que podemos ter como suporte para que possamos trabalhar adequadamente com nossos alunos”, contou.

A gestora da creche, Gicelia Leal, destacou que todos os profissionais da creche têm um papel importante na educação das crianças. “Se nossa funcionária da limpeza vir uma criança jogando lixo no chão, ela pode mostrar o local correto de jogar o lixo, por isso é importante a participação de todos na formação. Temos também que ressaltar a importância dos pais na vida escolar dos filhos”, informou.

Durante o ano letivo de 2015, a Gerência de Creches realizará quatro visitas em cada uma das creches municipais, além de levar a formação para as turmas do maternal dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu/Semed

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054