10/08/15 | 18:12
Creche Zezé Pio de Souza comemora 24 anos de atividades

IMG_0017As mais de 130 crianças da Creche Zezé Pio de Souza, na Redenção, zona Centro-Oeste, participaram, na manhã desta segunda-feira, 10, de uma festa em comemoração aos 24 anos da unidade de ensino. O espaço escolar é uma parceria entre a Fundação Geraldo Pio de Souza, ligada ao Instituto Nelly Falcão de Souza, e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante a cerimônia, que contou com os familiares dos proprietários da fundação e a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, foram inauguradas mais duas salas de aula que, em 2016, atenderão mais 50 estudantes.

A secretária Kátia Schweickardt fez questão de agradecer o carinho e empenho da família Falcão de Souza à educação municipal. “É muito bom ver a dedicação de uma família importante da cidade, que poderia estar cuidando apenas de seus negócios, mas possui essa preocupação com o social. São pessoas de bem que, de fato, entendem qual é o seu papel na sociedade. Eu fiquei muito feliz por comemorar com eles esses 24 anos da creche e inaugurando mais duas salas de aula”, afirmou.

IMG_0055As crianças se reuniram no refeitório onde o padre Charles celebrou uma missa abençoando o local. Em seguida, foi servido um café da manhã especial, com direito a bolo de aniversário.

O menino Breno Miranda, 5, estava vestido com uma roupa de coração, representando o amor, sentimento muito incentivado no local, e era um dos mais empolgados com a programação. “Eu gosto do parquinho e da comidinha, que é maravilhosa aqui na creche. Gosto também do tio Geraldo (presidente da fundação) e venho todos os dias para a aula”, disse.

A história

IMG_0063De acordo com a coordenadora das ações pedagógicas da Fundação Geraldo Pio de Souza, Nelly Falcão de Souza, a construção da creche nasceu de um sonho de sua mãe, Martha Falcão, de levar educação para as crianças carentes. O terreno era de posse da família e foi doado à união. Ela lembrou que há 24 anos o bairro da Redenção era cercado de mato e bastante humilde, por isso foi escolhido para abrigar o espaço educacional.

“Essa creche era o grande sonho da minha mãe. Nós criamos uma fundação para manter a creche e depois buscamos os órgãos públicos. A Semed nos deu apoio e, por isso, estamos até hoje. A creche tem o nome da mãe do meu marido, como homenagem. Eu presto serviços aqui, sou voluntária, minha irmã é voluntária e coordena a parte burocrática e jurídica”, ressaltou, ao destacar que o pagamento de todo o esforço é ver o crescimento das crianças.

“Eu tenho hoje um funcionário, que é meu gerente financeiro, que foi aluno dessa creche. Eu tenho outra pessoa que hoje está trabalhando com intercâmbio, que fez faculdade e MBA e também veio daqui. Isso para nós é a maior satisfação”, enfatizou.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054