06/08/14 | 12:46
Creche promove apresentações culturais durante a Semana do Aleitamento

Os alunos da Creche Municipal Professora Virgínia Marilia Mello Araújo, localizada na comunidade Cidade do Leste, no bairro São José, zona Leste, realizaram uma apresentação cultural por conta da Semana Mundial do Aleitamento Materno de 2014, que começou no dia 1º e vai até o dia 7 deste mês.

Os alunos, da faixa etária de 1 a 3 anos, apresentaram o “Rap da Amamentação”. O público foi os professores e os pais, que marcaram presença, como Hilda Aves da Silva. Ela prestigiou a apresentação do filho Brayan Alves Martins, 3, e destacou a importância da divulgação sobre o aleitamento materno.

“Achei muito importante esse trabalho da escola com a comunidade sobre o aleitamento materno, pois, apesar de tudo, ainda têm mães que pensam que vão sofre alguma coisa tendo que amamentar o filho por mais de um ano e isso não é verdade. A amamentação é uma forma de tornar a criança mais saudável”, relatou.

A enfermeira Debora Napoleão, que é lotada na Gerência de Creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e é uma das coordenadoras geral das creches, informou que o trabalho feito nas unidades municipais é uma parceria da Semed com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

“Foi um trabalho em conjunto com a equipe da Semsa. Em um primeiro momento houve um treinamento com os professores, técnicos em enfermagem, assistentes sociais e gestores sobre a saúde da criança, a alimentação saudável e a importância da amamentação. Nesta semana os alunos elaboraram trabalhos com a temática do aleitamento e da alimentação saudável e se apresentaram para a comunidade e professores. Os educadores também foram importantes, pois trabalharam com os alunos sobre o tema e com os pais, pois passaram esse ensinamento”, informou.

Responsável por organizar a apresentação na creche Virginia Araújo, a enfermeira Elizabeth dos Santos, ressaltou a participação dos pais e o incentivo aos alunos para se alimentarem de forma saudável.

“Trabalhamos a alimentação saudável na semana passada, os pais participaram, os alunos comeram frutas e aprenderam sobre o assunto. Nesta semana do aleitamento foi realizado um novo trabalho, mais uma vez com a participação dos pais, as mães tem preocupação com o aleitamento, agora elas podem ter mais consciência, pois o leite materno é uma vacina para a criança. Os alunos também aprendem, de forma didática pela idade, mas eles também aprenderam essa importância”, relatou.

Das cinco creches que se apresentaram nesta semana, duas se apresentarão no XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e paralelamente o III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (ENAM/ENACS), que vai ocorrer do dia 24 ao dia 28 de novembro aqui em Manaus. O Evento é organizado pela Semsa em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam).

TEXTO: João Pedro Figueiredo

 

FOTOS: Cleomir Santos