13/09/19 | 17:34
Creche municipal realiza passeata em prol da conscientização da comunidade sobre o descarte correto de lixo 

A Creche Municipal Magdalena Arce Daou, localizada no bairro Santa Luzia, zona sul de Manaus, realizou nesta quinta-feira, 13/9, uma Passeata de Combate ao Descarte Incorreto do Lixo, com o intuito de conscientizar  as crianças, familiares e moradores do entorno da unidade de ensino. A ação contou com a presença de aproximadamente 180 pessoas e fez parte do encerramento da primeira semana do projeto “A sensibilização da comunidade escolar contra o lixo depositado nas áreas circunvizinhas da creche”.

As crianças da unidade escolar, de 1 a 3 anos, realizaram caminhada no entorno da unidade, juntamente com o corpo docente e os pais, para alertar a comunidade sobre os três pontos de descarte irregular de lixo que moradores fizeram na parte externa do terreno da creche.

As ações relacionadas ao projeto iniciaram no dia 9 de setembro e vão até o dia 20 deste mês, o objetivo é amenizar o descarte de lixo nos arredores da instituição e conscientizar a comunidade sobre os danos que o acúmulo de lixo em local inapropriado podem trazer para todos. Entre as atividades realizadas, estão rodas de conversa, produções artísticas, desfiles, musicais, danças, confecção de brinquedos com materiais reciclados, jardinagem, limpeza e decoração dos espaços onde estão depositando lixo, caminhadas e projeções audiovisuais.

“Além do tema principal do projeto, que é o descarte irregular, trabalhamos questões como coleta seletiva, reciclagem, cuidado com o meio ambiente, desmatamento, poluição, saúde, higiene entre outros, os pais participam ativamente. Alguns se dispuseram na preparação dos espaços, limpeza, capinagem, captação de materiais recicláveis, entre outros”, comentou a professora Samira de Paula, responsável pelo projeto.

Segundo a psicopedagoga da escola, Marcileia Brazão, a participação das famílias dos alunos e da comunidade local é primordial para o desenvolvimento projeto. “Essa é uma excelente iniciativa conjunta entre escola e família por um objetivo em comum que é sensibilizar a comunidade da importância do descarte correto do lixo. Este ano, vimos a necessidade de envolver todas as turmas para que pudéssemos mobilizar todas as famílias e estabelecer uma parceria”.

Texto: Jéssica Salomão

Fotos: Divulgação/ Creche

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054