30/08/18 | 18:09
Creche municipal realiza festival folclórico homenageando a cultura amazonense

A diversidade cultural amazonense foi apresentada pela Creche Municipal Virgínia Marília Mello de Araújo, no bairro São José, zona Leste de Manaus, durante o Festival Folclórico que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 30/08. As danças, histórias e as manifestações artísticas do Amazonas marcaram o evento que reuniu aproximadamente 600 pessoas, entre pais de alunos, docentes e comunitários.

A programação marcou o encerramento das atividades desenvolvidas pelos alunos da escola e foram apresentados os resultados dos trabalhos feitos sobre as lendas amazônicas, em que os estudantes realizaram pinturas, além de dramatização, em que as fantasias foram produzidas com material reciclável e uma pequena dramatização dos contos amazônicos.

O evento teve por objetivo além da interação dos alunos, valorizar a cultura amazonense por meio das apresentações dos alunos. A grande homenageada da noite foi a escritora amazonense Lena Nara Gonzales, que teve a obra dela, ‘Descobrindo o Amazonas’, como tema principal da festa. Segundo a escritora a valorização da cultura baré tem que vir de berço e foi assim que surgiu a ideia de escrever o livro.

“Nossa cultura é tão rica, desde as lendas e mitos amazônicos, a culinária, é triste ver que muitas das vezes não valorizamos como de fato merece, mas só de ser convidada pela gestora e ter como tema da festa a minha obra, é extremamente gratificante. Muito bom trabalhar com as crianças o folclore amazônico”, destacou.

A gestora da creche, Eriza Passos, falou sobre a importância do evento com a participação dos alunos e da comunidade. Destacou também que foi uma oportunidade de aprender sobre o meio em que vivem e valorizar a cultura local.

“É muito bom ver os alunos participando das atividades e conhecendo um pouco do Estado em que vivem, assim também mostrando aos pais como as atividades em casa, como nosso Amazonas tem muito a oferecer. A palavra dessa festa é valorização”, disse a gestora.

Para a universitária Mariana Ferreira, 21, mãe da aluna do maternal 2, Laura Ferreira de 2 anos, a cultura local deve ser mais divulgada e esse evento é fundamental para que isso ocorra.

“Nós participamos junto com os nossos filhos e filhas das atividades, e é muito importante para nós e principalmente eles tenham esse conhecimento que muitas das vezes deixamos passar. O Amazonas é rico em todas as áreas, para ela foi muito bom participar”, concluiu.

Texto: Patryck Vieira

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054