10/10/19 | 18:31
Creche Municipal Eliana de Freitas promove show retrô para resgatar brincadeiras antigas

A Creche Municipal Eliana de Freitas, localizada no Bairro Riacho Doce 2, zona Norte, realizou nesta quinta-feira, 10/10, um show retrô com o objetivo de resgatar algumas brincadeiras antigas. O evento marcou o fim da programação da Semana da Criança,  desenvolvida nos últimos três dias com as 222 crianças atendidas pela unidade de ensino.

Segundo a gestora da Creche, Maria Alencar, o objetivo  da programação foi resgatar brincadeiras, músicas e super-heróis que marcaram época e que apesar do tempo não foram esquecidos.

“A ideia do show retrô foi fazer um resgate das brincadeiras e músicas antigas e fazer com que os pais percebam a importância disso e estimulem na prática dessas brincadeiras e contato com essas músicas em casa”, disse a diretora.

A atividade contou com muitas brincadeiras, um cenário lúdico e personalizado. O espetáculo infantil, composto por 14 canções teve duração de 1h40 minutos. Entre as músicas cantadas teve’ Piuí Abacaxi’ e ‘Lua de Cristal’. O elenco do show foi composto pelos servidores da escola.

Além das músicas, houve um momento de interação com pais e responsáveis, em brincadeiras como pula corda e a entrega de brindes.

De acordo com o aposentado João Rolim de Freitas, bisavô do aluno Gabriel de Freitas Alencar,3, a atividade mostrou que é possível uma  criança se divertir com objetos simples e sem aparatos tecnológicos e o uso da internet.

“Hoje com esses celulares modernos e com a internet muitas crianças deixam de ser criança, de se divertir com brincadeiras sadias, por isso esse momento foi importante, porque serviu para demonstrar o valor dessas brincadeiras antigas”, destacou o aposentado.

O trabalho pedagógico realizado com as músicas do Show Retrô chamou atenção da gestora da Escola Municipal Santo Antônio,  a educadora Francilene Costa, que prestigiou o evento e acompanhou o João Guilherme Neves , 2, aluno do maternal 2.

“Essas músicas trazem o encantamento da infância, que hoje talvez tenha se perdido. A música também contribui para o desenvolvimento integral da criança e faz renascer o espírito de criança não só neles, mas também em nós adultos, porque esse repertório também fez parte da nossa história. Por isso, a creche Eliana de Freitas está de parabéns por fazer essa atividade”, disse.

 

Texto: Emerson Santos/ Semed
Fotos: Cleomir Santos/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054