20/06/18 | 16:21
Creche Municipal Eliana de Freitas comemora dez anos de atividade com festa junina

A Creche Municipal Eliana de Freitas, localizada na comunidade Riacho Doce, zona Norte da cidade, comemorou nesta quarta-feira, 20/6, dez anos de atividades, com uma festa junina que reuniu a comunidade escolar, com as apresentações culturais de danças juninas, realizadas pelos alunos da unidade, além de comidas típicas desta época do ano. Atualmente a Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com 16 creches, sendo 12 próprias e 4 conveniadas, atendendo aproximadamente 4,5 mil crianças de 1 a 3 anos em diversas zonas da cidade.

Atualmente a creche tem 217 crianças, entre 1 e 3 anos, matriculadas em turmas de maternal e desde a sua inauguração, já  atendeu mais de 2 mil alunos. Durante o evento de comemoração, era possível notar o envolvimento entre comunidade e unidade escolar, coma presença de familiares que trabalharam na confecção das vestimentas utilizadas pelas crianças durante as apresentações.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, esteve presente na cerimônia e destacou essa grande participação das famílias na escola. “A creche não funciona sem a família e esses momentos são essenciais para estabelecer essas relações. Hoje, fazendo 10 anos, é uma excelente oportunidade para se festejar. E graças ao trabalho da direção e das professoras, mesmo sendo a primeira, continua muito conservada”.

Um dos momentos de grande emoção foi a apresentação de estandartes com fotos de todos os gestores que passaram pela unidade. A atual diretora interina, Hannah Assunção, falou sobre a data, ressaltando a participação da comunidade, muito importante nessa trajetória. “Todos os pais se dispuseram a ajudar. É só reparar como as crianças estão arrumadas e organizadas, porque queríamos fazer algo bonito para elas, que sentem uma alegria muito grande em dançar”.

Para a mãe do aluno Enzo Gabriel Lemos, do Maternal II, a consultora de vendas Patrícia Silveira, a creche é muito importante porque, enquanto ela trabalha, não precisa se preocupar por considerar que ele está sendo bem cuidado. “O tempo que passo no trabalho ele está aqui, então eu procuro sempre participar. Às vezes saio mais cedo do trabalho para poder vir, porque esses momentos são muito importantes para ele”.

E sobre a importância do trabalho realizado na creche, o pai da aluna do Maternal II Catarina Hayden, o também consultor de vendas Oscar Hayden, acrescentou que é notável a mudança de comportamento da sua filha após ser matriculada na unidade. “Depois de um tempo, a gente percebe que ela ganhou mais autonomia, como na hora de se alimentar. A creche está sendo fundamental no desenvolvimento dela”.

Para a gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, a importância do trabalho realizado pelas creches está na Educação Integral que a criança recebe e que terá influência significativa nos estágios futuros de desenvolvimento dela.

“As nossas creches favorecem essa compreensão da ciência, da natureza e do mundo social por meio de brincadeiras, experiências significativas e interações sociais, então coopera, facilita e colabora para o desenvolvimento integral no aspecto físico, social, psicológico e cognitivo da criança”, finaliza.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054