Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 18 de janeiro de 2021
01/04/19 | 11:49
Creche Municipal Ana Lopes Pereira inaugura espaço cultural ‘A Arte de Brincar’

A Creche Municipal Ana Lopes Pereira, localizada no conjunto Aruana, Compensa 2, zona Oeste de Manaus, inaugurou, na última semana, o Espaço Cultural ‘A Arte de Brincar’, com a participação dos pais e crianças. No espaço as crianças terão aulas de dança (balé), capoeira e música. As atividades serão desenvolvidas nos horários em que os alunos são matriculados. Os professores responsáveis por ministrar as aulas têm experiência com bebês e crianças e são participantes das atividades do Centro de Artes Yolanda Setubal, localizado no bairro da compensa, em Manaus.

O Projeto ‘A arte de brincar’ é uma iniciativa da diretora da creche, Profa. Rinalda Ortiz, com  apoio da Chefe da Divisão Distrital Zonal Oeste, Profa. Regina Ortiz. Um dos principais objetivos do projeto é que as crianças possam ter acesso à arte brincando, através da música, dança e da capoeira, praticas pedagógicas que estimulam o desenvolvimento infantil em todos os aspectos, seja ele cognitivo, físico, afetivo ou social.

Segundo a pedagoga da creche Ana Lopes, Ellen Veras Lobato, a intenção das atividades não é necessariamente que as crianças tenham acesso à parte teórica ou técnica, mas que elas possam brincar nessas modalidades e ampliar o seu desenvolvimento, amadurecendo assim as suas habilidades.

“O foco maior do nosso projeto é ampliar as experiências e as vivências das nossas crianças, além das atividades já desenvolvidas pelas professoras nas salas de referência, com a possibilidade da participação de profissionais que trabalham no centro de artes. Nós buscamos formalizar um projeto que pudesse firmar e unificar essa parceria com o centro de artes Yolanda Setubal, propiciando as crianças o acesso à dança, ao jogo da capoeira e a música”, comentou a pedagoga, que também falou sobre a metodologia que será utilizada durante as atividades.

“Os professores vão trabalhar a questão do ritmo, da expressão corporal, da linguagem moral, entretanto de forma bem lúdica, através das canções de roda, músicas infantis, e brincadeiras que explorem gestos e movimentos, além das questões da disciplina e do respeito aos colegas”, completou.

Participaram da inauguração a Profa. Wissilene Brandão, chefe da Gerência de Creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) e da Assessora Pedagógica da Gerência de Creches, Profª. Maria do Livramento  Galvão.

Turmas
A creche Ana Lopes Pereira possui maternal 1, 2 e 3, sendo sete turmas integrais, três do maternal 1, e quatro do maternal 2 (das 7h as 16h) e 4 turmas do maternal três, duas pelo turno da manhã e duas a tarde, obtendo um total de (totalizando) 11 turmas. As atividades serão iniciadas no mês de abril e encerrarão no mês de novembro. Todos os professores fizeram um cronograma de atividades de acordo com a faixa etária da criança, cada modalidade será oferecida uma vez por semana e as aulas serão encaixadas para que elas possam participar no horário em que elas estão na creche.

Estrutura
O espaço cultural onde ocorrerão as aulas contém uma sala multiuso, que já existe no projeto das creches municipais e consiste em uma sala em que se concentram os jogos pedagógicos, brinquedos, instrumentos tecnológicos, entre outros.

A ideia da creche foi renovar esse espaço com instrumentos necessários a atividades que serão oferecidas. Foram colocados na sala instrumentos musicais para a banda rítmica, espelhos e barras na parede para as atividades de dança, livros infantis, fantasias, entre outros. Desta forma, os demais professores das salas de referência também poderão realizar atividades diferenciadas. E os materiais servirão como apoio para os demais exercícios realizados pelo centro de artes.

 

Texto: Jéssica Salomão
Fotos: Divulgação/ Creche

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054