01/12/22 | 14:30
Conselho Municipal apresenta em ‘Painel de Gestão’ com metas alcançadas na educação nos anos de 2019 a 2021

De 2019 a 2021, o CME alcançou a meta de realizar encontros de formação continuada para conselheiros e assessores técnicos. Deliberou 100% dos processos de credenciamento, autorização e renovação de curso da educação infantil e ensino fundamental na rede municipal de ensino. Participou das reuniões de monitoramento e avaliação para implementação das metas previstas no Plano Municipal de Educação (PME), entre outras ações.

Para o presidente do CME, Tiago Lima de Silva, muitas metas foram alcançadas nesses anos e, para o próximo ano, a meta é credenciar e autorizar todas as escolas da rede pública municipal. “Em 2023, pretendemos encerrar esse ciclo de regularização das escolas públicas municipais, hoje ainda temos pendentes cerca de 20 escolas, então já atingimos 95% das unidades de ensino. Para o próximo ano também, queremos manter as nossas visitas de inspeção, onde tivemos resultados muito bons, isso é uma forma de prestação de contas com a sociedade”, explicou Tiago.

O conselho, criado em 1996, é um órgão colegiado, representativo da comunidade, integrante do Sistema Municipal de Ensino de Manaus (SME), tem funções consultiva, propositiva, mobilizadora, deliberativa, normativa, fiscalizadora e de controle social. Fazem parte do CME, nove conselheiros, que representam a Semed, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), a Câmara Municipal de Manaus (CMM), associação de pais e mestres, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas e representantes das escolas particulares.

— — —

Texto – Érica Marinho/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed