18/06/18 | 15:51
Condutores fluviais da Semed recebem habilitação da Capitania dos Portos

Condutores de embarcações escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que participaram do Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ), realizado em parceria com a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) receberam, na manhã desta segunda-feira, 18/6, a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR), além de certificado de formação do curso. Participaram da certificação cerca de 20 profissionais.

Antes da formação, os condutores realizavam a condução das lanchas apenas com a Arrais, que designa todo aquele apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior. Agora, os 52 condutores da secretaria possuem habilitação mais ampla, o que para o chefe da Divisão de Transporte, Gilson Albuquerque de Souza, trouxe benefícios.

“Temos que agradecer esse convênio que fizemos com a Marinha do Brasil porque a maioria dos nossos condutores não tinha a carteira fluvial. Agora todos estão habilitados e aptos a resolve qualquer situação que diga respeito a condução de estudantes”.

O curso intensivo de uma aconteceu no mês de outubro de 2017 e teve como objetivo oferecer formação aos profissionais que já prestam serviço para a secretaria, como afirmou o Chefe do Departamento do Ensino Profissional Marítimo, capitão George Quintana.

“Nós temos uma parceria não só com a Semed, na qual estamos buscando preparar os condutores de embarcação para que eles possam conduzi-las com segurança. A gente se enche de orgulho por poder qualificar esses condutores e estreitar laços de amizade a Semed”.

Uma das habilitadas e única mulher do grupo é Marluce Miranda de Brito, que trabalha há 20 anos na secretaria, conduzindo o barco escola Kaiub. Ela conta que sempre considerou importante estar habilitada e que aprendeu bastante coisa no curso.

“A carteira é ótima, aprendi muita coisa no curso que eu não sabia. Sendo mulher, foi muito bom passar e com boas notas. Eu, com 58 anos, vou continuar fazendo uma função, que em geral é masculina, com qualidade”, finaliza.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054