07/11/13 | 14:13
Concurso Gastronômico das Escolas Municipais da Zona Rural

Manipuladoras que trabalham no preparo da merenda escolar das escolas da rede municipal de ensino da Divisão Distrital Zona Rural, participaram do 1º Concurso Gastronômico das Escolas Manipuladoras Cheff, na manhã de ontem, 06, na Escola Municipal Solange Nascimento, localizada na BR 174, Km 02, Zona Rural da cidade.

Das nove unidades de ensino inscritas, seis participaram com uma manipuladora participante, que ficou incumbida de preparar um determinado prato pela coordenação do evento. O objetivo é incentivar as manipuladoras de alimentos a criar receitas saborosas e saudáveis, assim como elaborar itens fornecidos pelo Programa Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Com a meta de valorizar o trabalho e diversificar o cardápio, as manipuladoras do concurso tiveram que fazer por um determinado tempo, pratos de moqueca de peixe, arroz colorido, guisado de charque com batata e escondidinho de carne e feijão tropeiro.

O Secretário da Semed, Pauderney Avelino, idealizador do concurso, disse que os profissionais que trabalham nas unidades de ensino tem a oportunidade de mostrar como é feito o preparo da merenda escolar.

“Esse concurso foi instituído por nós para que possamos testar as habilidades das manipuladoras de alimento. Nas constantes visitas às escolas é possível saborearmos a comida, que considero muito boa, e daí surgiu a ideia de fazermos o concurso. Todas as zonas distritais estão empenhadas no evento e, ainda este mês, teremos o resultado da melhor cozinheira e merendeira do município”, conta.

Satisfeita com o resultado, a coordenadora da merenda escolar da DDZ Rural, Melicia Cristina Magalhães, ressalta que o importante não é a colocação das manipuladoras ao final do evento, mas sim, o trabalho realizado no Programa de Alimentação Escolar da Semed.  “Esse momento é para incentivá-las no preparo de receitas saborosas, nutritivas e verificar os ingredientes nutritivos para os alunos, se realmente está sendo favorável ao programa alimentar nas escolas, ou seja, se está sendo efetivado na prática. A meta não é saber a vencedora, mas sim motivá-las e incentivá-las para o melhor preparo dos alimentos nas unidades escolares”, diz.

Depois de uma análise da comissão julgadora da DDZ Rural, o resultado final apontou, na primeira colocação, Maria das Graças Marques de Souza, da Escola Municipal Solange Nascimento, com o prato escondidinho de batata com frango. A segunda colocada foi Tereza Braga da Silva, da Escola Municipal Emanuel Rebelo da Cunha, com a receita arroz colorido e na terceira colocação, com o prato feijão tropeiro, Lúcia Maria de Freitas Barros, da Escola Solange Nascimento.

“O segredo de fazer uma boa comida é ter amor, com aquela vontade que tem de fazer e realizar um trabalho com bom gosto para os alunos. Meu prato é fácil e todos gostam de saboreá-lo”, finalizou.

Os três primeiros colocados, foram premiados com troféus e medalhas,  a campeã do concurso concorrerá com as outras vencedoras das demais DDZs da Semed, na segunda quinzena de novembro, na final do Concurso Gastrônomico para Manipuladora Cheff da Semed, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).