19/05/11 | 14:19
Comunidade escolar e sociedade participam de Projeto Ambiental da Prefeitura

Cerca de 250 pessoas, entre alunos, pais e professores, participam do Projeto “Educação Ambiental” da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O evento está sendo realizado no Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM), localizado no Manauara Shopping, durante toda a semana, englobando   apresentações culturais, exposições, workshop e dramatizações.

O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento do conhecimento de atitudes e habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental, propiciando o enraizamento da educação ambiental na comunidade escolar e entorno.

Consciência ambiental

A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos por meio de um processo pedagógico participativo e permanente, que procura incutir no educando uma consciência critica sobre a problemática ambiental.

A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova.

Para a sub coordenadora de eixo temas social contemporâneo, Sintia Penha, o evento é primordial para divulgar os trabalhos realizados nas escolas. “É uma forma de valorizar por durante uma semana aqui no espaço Ecam, no Manauara, os trabalhos de educação ambiental das escolas rurais que ficam localizas no rio amazonas, rio negro e zona rodoviária”, disse.

Segundo a estudante do 9º ano da Escola Municipal Santo André, localizado no Tarumã Açu, Rio Negro, Kerolayne Pedrosa Salino, o principal trabalho realizado pelo projeto “Resíduos Florestais” é a reciclagem. “Nós pegamos a semente da floresta, como exemplo a arara-tucupi e sisal, e fazemos decoração de garrafas plásticas, vasos e porta-retratos. Todo o material coletado para o trabalho passa pelo processo de esterilização”, afirmou.

Parceria

O evento conta com o apoio da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias – VEMAQA.

Para a realização do projeto foram distribuídas cartilhas produzidas pelo Juiz de Direito, Adalberto Carim Antonio. No conteúdo, os estudantes e cidadãos poderão visualizar desenhos animados explicativos sobre o meio ambiente. O que contribui para o comportamento ambientalmente correto no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.

Entretenimento

Uma vasta programação cultural irá entreter aos presentes: As aventuras de Zezé na Amazônia, Meninos Carvoeiros criando uma identidade ambiental em escolas de assentamento rural, apresentação de flautas, Peça teatral Planeta água e coral de música sobre o meio ambiente, reaproveitamento de Resíduos Florestais e industriais.