11/08/15 | 13:48
Comitiva da Semed visita Centro de Mídias da Seduc para firmar parceria

Sec. Kátia Schweickardt Visita Multi Mídia da SEDUC - Fotos Rodemarques Abreu (5)Uma comitiva da Secretaria Municipal de Educação (Semed) composta por profissionais da área pedagógica e de tecnologia da informação (TI) visitou, na noite desta segunda-feira,10, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), localizado na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), no bairro Japiim, zona Sul de Manaus. O objetivo da visita foi conhecer estrutura física, a metodologia de ensino e o aparato tecnológico disponibilizado para os alunos beneficiados pelo Centro para firmar uma parceria entre a Seduc e Semed que irá levar aulas em tempo real, via satélite, inicialmente, aos alunos da zona rural e ribeirinha da rede municipal de ensino.

Implantado em 2007, o Cemeam é um projeto realizado pelo governo do Amazonas, por meio da Seduc, que tem a finalidade de oferecer aulas ao vivo, por meio de aparatos tecnológicos, como tv’s diferenciadas, sinal de satélite e professores que ficam em estúdios de TV, situados dentro do Centro e em salas de aulas, em municípios, em que há falta de profissionais habilitados em quantidade suficiente para atender o crescimento da oferta educacional daquela região atendida pelo centro, peculiaridades de determinadas escolas ou de localidade, dificultando a acesso ao ensino convencional.

Sec. Kátia Schweickardt Visita Multi Mídia da SEDUC - Fotos Rodemarques Abreu (4)Durante a visita, a secretária da Semed, Katia Schweickardt, conheceu os estúdios onde são transmitidas aulas, onde teve a oportunidade de assistir algumas aulas, de visualizar a interação que é feita entre os professores do centro, dos educadores das respectivas salas de aulas conectadas e de seus respectivos alunos.

“Achei bastante interessante a infraestrutura e o método de ensino utilizado no centro. Para mim esta parceria já está firmada e creio que irá nos ajudar a superar uma série de dificuldades, em relação ao reforço escolar, nos desafios enfrentados nos anos finais do Ensino Fundamental com aulas interativas e diferenciadas e em escolas que temos dificuldades para lotar professores por conta da distância e, peculiaridades, nas zonas rural e urbana de Manaus. Agora vamos testar o modelo em algumas escolas da rede e esperamos que dê certo”, enfatizou a secretária.

A ideia é começar a parceria em 2016 e levar, inicialmente, as escolas da zona rural, em especial as ribeirinhas, onde há escolas que estão em calendário especial, atendendo 1591 alunos do 6º ao 9º ano, onde a secretaria encontra maior dificuldade para lotar professores por conta dos lugares que estão localizadas. No entanto, a médio prazo a intenção é disponibilizar o recurso pedagógico também para as algumas escolas da zona urbana que possuem dificuldades de lotação de profissionais.

Sec. Kátia Schweickardt Visita Multi Mídia da SEDUC - Fotos Rodemarques Abreu (7)Os repasses das informações a respeito do centro foram passadas pelo Secretário Executivo Adjunto de Gestão da Seduc, José de Melo Neto. Para ele, a iniciativa é positiva.

“O que o centro oferece é uma forma viável de levar educação as comunidades e escolas da zona rural de Manaus que, por diversos motivos, têm dificuldades para oferecer o ensino como total excelência. É logico que todos os aparatos tecnológicos disponibilizados pelo centro não substituirão os educadores, mas lhes dará suporte e uma metodologia inovadora, que permitirá a interação entre os profissionais das escolas da zona rural e do centro de mídias. Acho louvável a postura da Semed e acredito que só contribuirá para a rede municipal de ensino”, destacou.

Estrutura Técnica
O projeto tecnológico está implantado em todos os municípios do Amazonas. Ele é destinado a alunos a 1ª e 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a todas as séries do Ensino Médio e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Atualmente, está instalado em 2.270 salas de aulas e mobiliza cerca de 300 professores da Seduc, técnicos de som, áudio e de imagem, que estão envolvidos na produção diária das aulas e beneficia em torno de 37 mil alunos.

Estrutura tecnológica

As aulas são ministradas via teleconferência dos estúdios de televisão localizados em Manaus e transmitidas diariamente por satélite. O centro oferece, diariamente, 11 aulas ao vivo, por meio de uma TV interativa por IP, conectada a uma rede satelital por meio de VSATs bidirecionais, o que permite a interatividade entre as salas de aula. Para isso, cada sala recebe, além da antena, um kit tecnológico, que inclui computador, impressora, webcam, microfone, telefone ip, impressora, no break, e um televisor LCD de 42”. Além do acesso à Internet disponível em todas as salas, complementa a Plataforma Tecnológica com modernos serviços de comunicação.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054