31/03/15 | 18:21
Comissão do PME entrega documento base do Plano à titular da Semed

A Comissão do Plano Municipal de Educação (PME) entregou o documento base para a criação do primeiro Plano Municipal de Educação (PME), nesta terça-feira, 31, para a secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweicardt, na sede do órgão.

Com 20 propostas e 243 metas, o plano ainda vai ser levado para debate no Fórum Municipal de Educação e entre os gestores da rede municipal de ensino, como destacou a secretária da Semed.

“Estamos estabelecendo agora, junto com a comissão, os próximos passos para abrir o debate com a sociedade. Nossa missão elaborar um documento base que servirá como subsídios para as discussões. Agora será o momento das pessoas participarem. Vai haver o momento em que os gestores estarão discutindo sobre o plano e vão levar para a escola e para a comunidade as principais metas e diretrizes dos plano, para que todos participem. O tempo está um pouco curto, temos que deixar pronto até junho, mas acredito que a conversa com gestores de todas as divisões deve acontecer no início de abril. Estamos construindo juntos uma metodologia de consulta pública, vamos deixar este documento disponível na internet para que todos tenham acesso”, informou a secretária.

Para o presidente da Comissão Carlos Augusto Conte Sanches, a criação do PME é um momento histórico para a Semed. Sanches destacou os passos que o projeto deve seguir até ser aprovado.

“O plano deve dar um norte para a secretaria, em todos os setores. Foi entregue hoje o documento base para a secretária Kátia analisar, em seguida ela encaminha para o Fórum Municipal de Educação, onde haverá a participação da sociedade civil organizada com propostas. O PME volta para a nossa comissão, que filtrará estas propostas e encaminhará novamente para a secretária, que encaminhará para a Câmara Municipal de Manaus (CMM). Na Câmara, a Comissão de Educação deve abrir para audiência pública, que se for o caso sugere novas mudanças e depois deve ser aprovada pelo prefeito. A meta é que até o mês de junho já tenhamos um Plano Municipal de Educação”, relatou Sanches.
O projeto com o documento base do PME deve ficar disponível no site da Semed assim que autorizado pelo fórum.

TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054