18/01/11 | 9:06
Começam as inscrições para o vestibular da Prefeitura/Ufam

Desde a meia-noite desta terça-feira (18), já é possível fazer a inscrição no Processo Seletivo Simples para o Curso Sequencial de Formação Específica em Administração Pública Municipal que será oferecido pela Prefeitura de Manaus por intermédio da Universidade Federal do Amazonas. O curso será destinado, exclusivamente, a servidores públicos municipais pertencentes ao quadro efetivo da Prefeitura de Manaus (PMM). As inscrições podem ser feitas no site da Comissão Permanente do Vestibular da Ufam (Comvest), no endereço:www.comvest.ufam.edu.br . As inscrições vão até o dia 28 deste mês, encerrando-se às 23h59 do mesmo dia. Não será cobrada taxa de inscrição, mas o servidor público deverá estar dentro de todos os requisitos estipulados. As provas de Conhecimentos Gerais e Redação serão aplicadas no dia 20 de fevereiro, entre 8h e 12h. O edital com todas as informações e regras do concurso também está disponível no endereço virtual da Comvest.

Para divulgar o concurso a comissão organizadora reuniu, ontem (17), na sede da Fundação Escola de Serviço Público Municipal (Fespm), servidores representantes das secretarias e órgãos da administração municipal. Eles receberam orientações sobre o Processo Seletivo Simplificado (PSS). Os participantes da reunião são os contatos da Fespm dentro das respectivas unidades da PMM e farão parte da rede de divulgação do PSS.

Na explanação, foram abordados tópicos como os critérios de correção da redação, o processo de correção dos cartões resposta e outros detalhes do sistema informatizado que a Comvest usa em todos os concursos que realiza, documentos exigidos e os prazos estipulados. “É um trabalho meticuloso, de credibilidade e de seriedade. E para qualquer dificuldade sobre o concurso, leia o edital…”, orienta a presidente da Comvest, Ana Lúcia Carlota.

REPERCUSSÃO POSITIVA

Entre os servidores que acompanharam a reunião, um sentimento unânime era dos benefícios que o curso de graduação em Admnistração Pública deverá trazer para quem o fizer, bem como para a própria administração municipal. “É a consolidação de carreiras dentro da administração municipal. Com a formação de gestores, nós esperamos concluir este programa e dar início a uma ação continuada”…, avalia a presidente da Fespm, professora Angela Neves Bulbol de Lima. Da mesma maneira se pronunciaram alguns dos representantes das secretarias. “É uma maneira de contemplar os servidores que ainda não tiveram oportunidade de uma graduação…”, diz o servidor Sandro Roberto, da ManausTur. Para a servidora Simone Gomes, da Semasdh, o curso é um prêmio para o servidor. “Isso é de fato é um sonho para o servidor que não teve oportunidade…”, conclui.

Parceira indiscutível da iniciativa, a Ufam tem dado todo o apoio à realização do concurso. “Fizemos uma grande parceria com a Prefeitura. E é importante lembrar que os candidatos devem fazer a leitura do edital antes de se inscrever principalmente para saber as normas que regem esse processo. Estou muito feliz e espero que dê tudo certo”…, conclui a professora Ana Lúcia Carlota.

SOBRE O PSS

A graduação em Administração Pública será destinada exclusivamente a servidores do quadro efetivo do executivo municipal que estejam em pleno exercício de suas atividades, há mais de cinco anos da aposentadoria, não tenham concluído nenhum curso de graduação e não estejam em estágio probatório.

Para esta primeira turma serão disponibilizadas 100 (cem) vagas. As inscrições são gratuitas, que começaram nesta terça-feira (18), vão até 28 deste mês e poderão ser feitas pelo site da Comvest (www.comvest.ufam.edu.br) através do preenchimento de uma ficha eletrônica. Não será cobrada taxa de inscrição.

Para candidatos portadores de necessidades especiais haverá possibilidade de provas mediante requerimento próprio, o que também deverá ser solicitado no site da Comvest. Os cartões de confirmação deverão ser retirados a partir do dia 10 de fevereiro.

As provas do PSS serão aplicadas no dia 20 de fevereiro no horário de 8h às 12h em locais a serem divulgados posteriormente. A prova de Conhecimentos Gerais será classificatória, de múltipla escolha, e conterá 30 (trinta) questões, sendo 15 (quinze) de Língua Portuguesa e 15 (quinze) de Matemática. Também será aplicada no mesmo dia, uma prova de redação que terá peso 2 (dois).

Em caso de empate entre candidatos, os critérios vão considerar a maior pontuação em Língua Portuguesa, depois em Matemática e, por último, o critério da idade, no qual terá precedência o candidato mais idoso. O candidato que obtiver a nota Zero em qualquer das provas será eliminado.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 14 de Março. A lista dos candidatos classificados vai ser disponibilizada nos sites www.comvest.ufam.edu.brwww.ufam.edu.br. As matrículas serão efetuadas posteriormente. Candidatos deverão apresentar uma série de documentos conforme edital.

As aulas serão ministradas na Fundação Escola de Serviço Público Municipal (Fespm), localizada no Parque das Laranjeiras, Bloco D do complexo Nilton Lins no horário noturno.

Arnoldo Santos

Assessoria de Comunicação FESPM

http://fespm.manaus.am.gov.br