Centro de Operações de Segurança Escolar (COSE) recuperou 43 computadores roubados na Escola Municipal São José no último mês de fevereiro
O combate ao vandalismo nas escolas municipais tem sido mais eficaz com a ajuda da tecnologia. Desde a sua criação, o Centro de Operações em Segurança Escolar (COSE) vem ajudando na recuperação de bens roubados dentro das dependências das unidades de ensino e inibindo ações de bandidos dentro da comunidade escolar. Somente no mês de fevereiro foram registradas a recuperação de 84 objetos.
No último dia 12, a Escola Municipal São José, localizada no Km 53 da Rodovia AM 010, foi assaltada e foram furtados 43 netbooks do Sistema de Ensino Positivo. Com a ajuda das câmeras de segurança do COSE em apenas 48h foi possível a recuperação dos equipamentos.
O COSE, além de trabalhar no monitoramento das escolas tem a responsabilidade, em casos de furtos não recuperados, de devolver à Semed os materiais roubados, evitando prejuízos à Secretaria.
Funcionamento
O Centro de Operações de Segurança Escolar (COSE) funciona em uma sala equipada com monitores, onde podem ser vistas as imagens das câmeras de seguranças espalhadas pelas escolas. O sistema de vigilância eletrônica tem cerca elétrica invisível, sensor presencial, alarme e vídeo-monitoramento interligado 24h com o CIOPS da Polícia Militar. Em caso de ocorrência, uma patrulha da polícia é deslocada para o local.
Na Escola Municipal João Alfredo, no Bairro da Paz, a instalação de seis câmeras do COSE, segundo relatos de alunos e professores, acabou com a ação de traficantes e tem inibido brigas entre alunos dentro da unidade de ensino.