23/02/15 | 16:41
Com novo regulamento, Jaavas terá classificação funcional em 2015

A 4ª edição dos Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) incluirá a classificação funcional dos atletas nos moldes da adotada nos Jogos Paralímpicos. Nessa disputa, os atletas são divididos em um sistema que procura dar igualdade de condições, uma vez que competem atletas com deficiências variadas. Cada esporte possui seu próprio sistema de classificação. O Jaavas é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Essa classificação será feita de acordo com a avaliação de uma equipe formada por médicos, professores de educação física e fisioterapeutas do Comitê Paralímpico Brasileiro. Os participantes vão competir nas modalidades de atletismo, bocha, natação, voleibol sentado e ciclismo.

Além das modalidades envolvidas na classificação funcional, os jogos contarão com as disputas de basquetebol, voleibol, queimada, jogos de piscina, natação, atletismo, futsal, bocha, tênis de mesa e jogos adaptados.

A coordenadora dos jogos da Semed, Shirley Amaral, disse que o Jaavas terá a presença de pessoas com deficiência visual, auditivo, física e paralisia cerebral. Todos os participantes receberão medalhas ao final das provas.

“Esse ano temos as três etapas do Jaavas, que foram divididas em participação simples, kids e a competição, esta última com a classificação funcional. Teremos profissionais do Comitê Paralímpico de cada modalidade para avaliar nossos atletas de forma diferenciada, onde eles serão classificados no final da competição”, disse.

A coordenadora explicou, ainda, que apesar de a Semed ter uma equipe do projeto, foram ouvidos muitos professores que participam dessas atividades, tanto do estado, quanto do município e de instituições parceiras. “Esses profissionais pediram para que fosse incluída a competição, como espécie de outro estímulo aos alunos participantes. Mas antes disso, fizemos uma consulta junto ao Comitê Paralímpico para sabermos sobre a possibilidade da inclusão de jogos de competição”, contou.

Curso

Shirley Amaral, explicou que no dia 20 de agosto a Semed, em parceria com Comitê Paralímpico Brasileiro, realizará um Curso de Capacitação Funcional, destinado aos professores de Educação Física, médicos e fisioterapeutas. As aulas práticas acontecerão no período das atividades do Jaavas. Ao final, os alunos do curso receberão um diploma de participação do comitê.

Jaavas

O Jaavas será disputado no período de 21 a 29 de agosto, na semana comemorativa à pessoa com deficiência.  Os jogos pretendem mobilizar a comunidade da educação e a sociedade em geral para a inclusão das pessoas com deficiência. A expectativa da coordenação é que a participação alcance até três mil pessoas, entre alunos da rede pública de ensino, instituições parceiras e do município de Iranduba.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054 / 8842-1188