23/10/14 | 11:59
Com foco na amizade, professores do Cmei Ismail Aziz apresentam peça teatral

Com objetivo de valorizar a amizade e mostrar a importância da literatura infantil, oito professores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ismail Aziz, localizado na comunidade do Ismail, BR 174, Km 2,5 – zona Rodoviária, fizeram a apresentação da peça teatral “O pequeno príncipe”.

A atividade é uma das ações do trabalho pedagógico da escola e da Semana da Literatura Infantil. Com um total de 490 alunos, de 3 a 5 anos, a exibição da peça ocorreu, na manhã desta quinta-feira, 23 e será apresentada também no período vespertino.

A pedagoga da escola, Hannah Assunção, disse que foi trabalhado o livro, depois feito uma adaptação para peça teatral pelos educadores. Para ela, mesmo ainda pequenos, os alunos aprendem como devem cultivar a amizade dentro do ambiente escolar.

“A nossa principal intenção era mostrar para eles a questão da amizade. Por serem crianças pequenas, elas brigam e discutem muito, não conseguem se entender, sem falar que tem um sentimento de posse muito grande, devido às amizades na escola. A gente quer mostrar que a amizade é livre. Eles aprendem o valor da amizade e, ao mesmo tempo, ficam livres para ter outras amizades, de acordo com os personagens da história”, explicou.

Para professora Elizabeth Maciel de Souza, que participou da peça, os alunos conseguiram assimilar a proposta da apresentação, que mostra como eles devem ser cordiais, amigos e parceiros com seus colegas na escola e em casa.

“Eu achei interessante o envolvimento das crianças, pela questão dos personagens levarem a mensagem de cativar as pessoas. A questão da amizade foi a grande lição, que ficou bem expressivo nos rostos dos alunos, além disso, o envolvimento dos professores foi muito importante”, disse.

A doméstica Katy Ramos, 20, mãe do aluno do 2º período, Samuel Reis Pereira, fez questão de acompanhar a apresentação da peça. Para a mãe, ações dessa natureza da escola só contribuem para a educação das crianças, que conseguem absorver as informações.

“Acho muito importante à parte lúdica para o aprendizado deles na escola. É uma maneira que dá para interagir com os alunos, no caso da mensagem, na formação de laços de amizade, sem egoísmo, sem sentimento de raiva e briga. É muito importante o teor da peça, porque cria base para mais tarde ter um caráter formado”, comentou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054