09/06/12 | 14:03
CMEI´s da Zona Sul promovem Atividades de Leitura

Fadas, princesas e demais personagens da literatura infantil encantaram crianças dos CMEI´s da DRE I (Zona Sul) que promoveram nesta quarta-feira, (6), atividades de leitura e de conscientização do meio ambiente no Comando Geral da Polícia Militar, Petropólis.

De acordo com uma das Coordenadoras do evento e gestora do CMEI Suely Pompeu, Elisângela Carmanhãn, a ação foi realizada em parceria com os CMEI´s: Cecília Cabral, Violeta Branca, Odete Puga, Juracy Freitas, Maestro Dirson Costa, Profª Suely Cruz de Pinho Pompeu e Creche Infante Tiradentes.

“Os CMEI´s trouxeram seus stands e com sua representatividade mostraram a valorização de nossa cultura, além de testificar que a leitura dignifica o homem, a literatura permite as crianças buscarem o imaginário, a sonhar um mundo melhor e mudar suas atitudes a partir das experiências vivenciadas nos CMEI´s com relação ao meio ambiente e literatura”, destacou a gestora.

O evento contou ainda com a participação da homenageada do  Dia Municipal da Leitura, a escritora Ana Peixoto. A data foi instituída no dia 11 de junho em homenagem a data de aniversário do escritor amazonense Élson Farias. A ação também faz parte do Programa Municipal Viajando na Leitura, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo a escritora, o movimento que a Semed está fazendo de revolucionar a maneira de ler nas escolas municipais é um novo caminho que se encontrou para se fazer ler e escrever.

“Temos professores na rede municipal que além de ler estão escrevendo poesias, crônicas e comentários. Estou sendo um agente desta mudança e isso é muito gratificante”, comentou a escritora.

“Eu gosto muito de ouvir histórias e de fazer desenhos em minha escola. A história que mais gosto de ouvir é do Chapeuzinho Vermelho”, falou animada a pequena Ariane Guimarães, do CMEI Juracy Freitas, 4, que estava caracterizada de Emília para uma apresentação.

Para a professora do 2° período do CMEI Suely Pompeu, Greice Farias, a leitura de histórias para os pequenos é fundamental em seu desenvolvimento.

“A leitura repercute na criatividade e imaginário das crianças. Em muitas histórias utilizamos os personagens da região amazônica valorizando dessa forma a nossa cultura. Durante toda a semana trabalhamos com os livros do escritor Elsón Farias, a cada dia nós líamos para todas as turmas na acolhida. E posteriormente em sala de aula cada professor realizava atividades direcionadas com seus alunos, dentre elas: desenhos, colagens, quebra-cabeça e outros”, explicou a professora.

O CMEI Cecília Cabral apresentou em seu stand o projeto “Mundo Encantado da Leitura”. Segundo a pedagoga do CMEI, Jucilene Seixas, a cada 15 dias, os professores juntamente com a direção da escola trabalha com os alunos um novo conto e a partir dele se trabalha atividades com fantoches, livro sanfonado, dramatizações e outras estratégias de leitura.

“Os últimos contos que trabalhamos foram os livros “Coisas do meu quintal e Bichos da Amazônia” da Escritora Ana Peixoto. A cada encerramento  realizamos uma culminância com os alunos, pais e professores. Na última atividade contamos com a presença da Escritora Ana Peixoto”, reiterou a pedagoga.