23/11/15 | 17:30
Cmei Wilson Mota realiza culminância da Semana da Consciência Negra

20151118_144133O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Wilson Mota dos Reis, localizado na Redenção, zona Oeste, realizou, na quinta-feira passada, 17, a “culminância da Semana da Consciência Negra”, temática alusiva ao Dia da Consciência Negra, que é comemorada todo dia 20 de novembro. O evento contou com a presença dos pais, responsáveis e comunitários, reunindo em torno de 180 pessoas.

As apresentações ficaram por conta das crianças da escola. Os 1º períodos A e B apresentaram os Símbolos Adinkra e seus significados. Os 2º períodos A e 1º C fizeram a dramatização da lenda africana Menina Bonita do Laço de Fita. Os 2º períodos C e E apresentaram a dança afro brasileira: capoeira. E os 2º períodos B e D explanaram sobre a culinária afro brasileira, no qual realizaram a abertura do evento com o desfile das princesas africanas representando os países africanos. O culminância encerrou com a degustação dos pratos da culinária afro brasileira.

20151118_083142Além das crianças terem trabalhado a cultura Afro Brasileira, também expressaram grande alegria em poder se fantasiar, representar, dramatizar, cantar, ambos de forma lúdica, um tema tão importante para a vida em sociedade.

Segundo a gestora, Berenice da Silva Pinto, a escola teve como objetivo a valorização e contribuição da cultura africana para a brasileira. Ela informou, ainda, que a escola desenvolve ações educacionais pautadas em projetos, entre eles, o da Diversidade Cultural.

“Dessa forma, tornam-se relevantes que as nossas crianças cheguem ao entendimento sobre assuntos importantes para a vida em sociedade: Respeito, diversidade, preconceito, discriminação e outros em relação a cultura afro descendente”, disse.

Texto e foto: Cmei Wilson Mota

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054