24/06/19 | 17:42
Cmei trabalha Diversidade e Pluralidade Cultural em 9ª edição de Festa Folclórica

Um público de mais de 500 pessoas, entre alunos, familiares e educadores, participaram da 9ª Festa Cultural Folclórica do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Coração de Jesus, no Morro da Liberdade, zona Sul de Manaus, na noite de quarta-feira, 19/06.

A ação, que marcou a culminância do Projeto Viajando pela Diversidade e Pluralidade Cultura, teve o objetivo de promover vivências éticas e ampliar o conhecimento dos alunos sobre a diversidade e aconteceu no Centro Estadual de Educação Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, no Educandos, também zona Sul.

O projeto é realizado, anualmente, no mês de junho, e nesta 9ª edição além de contar com a presença da comunidade escolar, teve interpretações de dança dos ritmos que se destacam em todo país, como o forró, carimbó, frevo, rock, country, zumba, entre outras. O evento também proporcionou diversas brincadeiras entre pais e filhos e visa, ainda, desenvolver nos alunos a independência, responsabilidade, e promover diversas formas de explorar a linguagem oral, escrita e visual.

Uma das apresentações de destaque, segundo a gestora Madalena Lopes Lobo,  foi a dança do coco, que contou a história da dificuldade dos escravos para obter alimento na época da escravidão. Para encenar a história, os alunos usaram a casca do coco para fazer o som da dança.

A diretora destacou, ainda, que a festa de culminância do evento é um meio de socializar os conhecimentos voltados para a pluralidade cultural e as diferenças com a comunidade local. De acordo com ela, a socialização dos conhecimentos foi feita no decorrer do evento, por meio das danças, artes plásticas, dramatizações, músicas, e a exposição dos trabalhos realizados nas práticas diárias da escola.

“O Cmei Coração de Jesus construiu este projeto para que pudéssemos inserir práticas didáticas pedagógicas, como brincadeiras, danças, leituras e música e transmitir os conhecimentos absorvidos às famílias e à comunidade,” completou a diretora.

Durante a festa, houve a abertura do Projeto: Somos Pais do Coração, voltado para promover uma parceria entre a escola e os pais ou responsáveis pelas crianças, em que os mesmos ajudam na prestação de serviços, organização, ornamentação e alimentação, durante eventos do Cmei.

Texto: Jéssica Salomão

Fotos: Divulgação/ Cmei

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054