Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 25 de outubro de 2020
-->
23/02/18 | 15:17
Cmei Rita Etelvina fica em primeiro lugar em gincana ambiental de arrecadação de resíduos

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rita Etelvina de Cássia Gomes Mourão, no conjunto Manoa, bairro Cidade Nova, na zona Norte, ficou em primeiro lugar na Gincana do projeto “Eu reciclo” de 2017, com a arrecadação de 577 mil kg de resíduos sólidos de papel e papelão, que será destinado a Associação de Catadores de Resíduos Sólidos. A premiação foi realizada na manhã desta sexta-feira, 23/2, na unidade de ensino. A Escola João Goulart, foi a primeira colocada na categoria Ensino fundamental, com a arrecadação de mais de 1,300 mil kg de resíduos.

A ação faz parte do projeto Ocas do Conhecimento Ambiental, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e foi dividida em duas etapas, com a participação de 63 unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal Norte, sendo 21 Cmeis e 42 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

Segundo a coordenadora das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Gina Gama, no total os Cmeis arrecadaram 1.175 mil kg de resíduos sólidos, enquanto as escolas mais de 5 mil toneladas. Para ela, o trabalho teve seu pleno êxito com os alunos e a comunidade.

“Essa é uma forma de sensibilizar e despertar a comunidade para a preocupação com meio ambiente, a importância de descartar os resíduos corretamente. Foi uma atividade exitosa, em que toda comunidade escolar participou”, explicou.

A diretora Sarah Acris do Vale, explicou que o trabalho realizado no Rita Etelvina envolveu as 480 crianças da escola, assim como pais e responsáveis inseridos na ação. “As crianças têm agora a conscientização da importância de reciclar o papel e outros tipos de materiais para que o ambiente escolar seja mais apresentável e saudável, assim como os responsáveis”.

O Cmei Paulo Herban Jacob, no bairro Terra Nova, conseguiu arrecadar cerca de 300 kg de resíduos, entre papel e papelão. Para diretora Ana Portela, o mais importante foi participar da ação, com o aprendizado das 336 crianças do 1º e 2º período sobre a questão ambiental. “No decorrer do ano percebemos o quanto a criança muda o habito. A criança leva o aprendizado para família, o bairro e a vizinhança”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054