02/06/11 | 14:15
CMEI Renata Holanda promove I Festa da Família

Para promover a integração da família e escola, o CMEI Renata Holanda realizou nos dias 31de maio e 1º de junho, nos turnos matutino e vespertino, a I Festa da Família. O evento faz parte das ações da Agenda Ambiental Escolar – Relações Interpessoais e reuniu alunos, professores e familiares na sede da unidade localizada na Rua H, s/n, Loteamento Bairro Novo, Jorge Teixeira.

Na programação do evento, destacaram-se as atividades direcionadas à integração da comunidade e escola como: oficinas de confecção de brinquedos musicais, pintura com guache, desenho com barbante, massa de modelar, dobraduras, dinâmicas de interação, confecção de porta-retrato, entrega do álbum da família construído em parceria com os familiares, acróstico, vídeos, historinhas, sorteio de brindes e um lanche especial.

De acordo com a Gestora, Maria Gorete, a ação faz parte da Agenda Ambiental Escolar – Relações Interpessoais.

“Precisamos resgatar em nossas unidades escolares os valores necessários no convívio das crianças tais como: respeito, amizade, solidariedade, competência, entusiasmo, verdade, humildade e outros, conscientizando os pais a buscarem isso em seu cotidiano”, afirmou a gestora.

Segundo a professora do 2º período, Cristiana Souza, as famílias tradicionais na comunidade são raras (pai, mãe e filho), por isso, a necessidade de criar um evento voltado para a família, ou seja, os cuidadores das crianças. Durante o bimestre foi trabalhado o tema por meio de painel de desenhos, recorte e colagem,  pinturas e músicas.

“Queremos com o evento trabalhar a temática “família” abrangendo o maior número de crianças, trabalhar esse conceito de uma forma mais ampliada desses participantes no cotidiano familiar”, ressaltou a professora.

Para Maria Rosimara, (32), mãe do pequeno Elisson Chel,( 1º período, 4 anos), a atividade coopera para a aproximação dos pais com o espaço escolar. “Eu gosto muito desse CMEI, as aulas ajudam muito no desenvolvimento das crianças. Essa atividade é um bom exemplo para a interação de pais e filhos e demonstra que precisamos estar próximos do ambiente escolar”, destacou ela.

O CMEI Profª Renata Holanda possui 549 alunos distribuídos nos turnos matutino e vespertino. É composto por 10 salas de aula, sala de informática e brinquedoteca com capacidade para atender 600 crianças de 4 e 5 anos. Possui gestor, pedagogo e 13 professores responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem dos alunos de 1º  e 2º períodos.

A Agenda Ambiental Escolar tem como objetivo promover por meio de ações de educação ambiental, o exercício da cidadania, fortalecendo o processo de ensino aprendizagem para a melhoria da qualidade de vida, conservação e preservação do meio ambiente.