15/10/12 | 10:53
CMEI promove salas temáticas

O CMEI Maestro Dirson Costa oportunizou o conhecimento a 245 alunos com histórias que marcaram épocas como as do João e Pé de Feijão e a Branca de Neve

No mês de outubro acontece dois eventos importantes para os alunos da educação infantil. Um foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEMED com a Semana do Livro Infantil e o outro foi uma extensa programação que cada unidade educacional das diferentes Divisões Regionais Educacionais – DRE’S promoveram para comemorar o Dia das Crianças.

Pensando nisso, nesta quarta feira, 10, o CMEI Dirson Costa, localizado no bairro Petrópolis, zona centro sul da cidade, proporcionou aos seus alunos uma  aprendizagem de forma diferenciada utilizando histórias marcantes como a Branca de Neve para demonstrar  os encantos e ensinamentos que esses  gêneros literários podem oferecer em suas vidas.

Além dos professores da escola, o evento contou ainda com os  alunos do curso de pedagogia das faculdades UNINORTE, ESBAM e UFAM.

Os educandos tiveram uma variedade de histórias e salas para se encantarem. No decorrer do evento os  alunos tiveram a oportunidade de visitar todas as salas eatividades diferenciadas. Os grandes responsáveis por esse momento foram os próprios professores que se esforçaram para contar as histórias da forma mais lúdica possível.

Segundo a gestora, Gessy Ditzel, momentos como esse estimulam as crianças a ter vontade de ler sobre diversos assuntos.

“ No dia de hoje os nossos alunos terão oportunidade de sair um pouco da sua rotina, pois a grande parte deles são muito apegados a TV e, hoje, irão ouvir e aprender histórias que serão importantes para sua vida. Outro ponto que almejamos é despertar o interesse pela leitura e, consequentemente o aperfeiçoamento da escrita”, comentou.

Para a professora, Janiele Oliveira, o hábito da leitura ajuda a criança a formar sua personalidade e gerar conhecimentos pertinentes para toda a sua vida.

“A partir da leitura a criança tem autonomia para expor suas ideias, contar relatos de experiências, expressar suas opiniões e, também, ter um olhar mais crítico sobre determinados acontecimentos”, ressaltou.

Para o aluno do 2º  período, Tiago Feitosa, 6, todas as histórias que ouviu foi de extrema relevância. Mas o do patinho feio ficará marcada para toda a sua vida.

“ Hoje aprendi algo muito importante e, nunca mais vou esquecer. Aprendi que jamais devemos rir dos outros. Isso é feio e, não é certo. Espero que no próximo eu possa aprender muito mais”, afirmou o aluno.

Salas temáticas

Todas as salas estavam ornamentadas de acordo com o conto apresentado. Ao todo foram sete salas. Entre os temas apresentados destacaram-se: A Branca de Neve, Patinho Feio, João e Pé de Feijão, Cinderela, Peter Pan, A Pequena Sereia e Chapeuzinho Vermelho. Este evento acontece desde 2010 e está na sua terceira edição.