05/11/12 | 16:33
CMEI Profª. Dalvina do Nascimento homenageia escritora Amazonense

Ao entrar na escola era fácil perceber a alegria da comunidade escolar, pais e comunitários com as obras da escritora, Ana Peixoto, recontadas a partir de novo olhar, mas sem perder o foco e magia pelos alunos e professores.

Na manhã da última quinta feira, (1), a escritora, Ana Peixoto, foi homenageada por professores e alunos do CMEI Profª. Dalvina do Nascimento Martins, localizado no bairro Colônia Santo Antônio, zona norte da cidade. Na solenidade alunos e professores demostraram por meio de apresentações culturais, teatrais e lúdicas os encantos e ensinamentos que os 4 livros voltados à literatura regional infantil  evidenciam.

Ao final do evento foi concedida à escritora uma placa de menção honrosa pelo reconhecimento do seu trabalho e dedicação pela literatura amazonense e ainda o carinho demonstrado às crianças, visto que a maioria de suas obras é voltada para essa faixa etária.

Segundo a gestora, Manoeliza Pinto, esta solenidade é um estímulo à literatura amazonense e, também, vem como um auxílio para que crianças tenham mais contato com a leitura e assuntos voltados à região em que moram.

“Os livros da Ana Peixoto são bem ilustrativos e de fácil compreensão. Portanto são apreciados pelas crianças. Este momento é importante e dá aos alunos a oportunidade de obter conhecimentos a respeito da região Amazônica por meio de livros ilustrativos e ricos em conteúdo e, mais ainda, desenvolver novas habilidades nas crianças, como, interpretar, ler e, além de tudo, explorar sua criatividade”, comentou a gestora.

A aluna do 2º ano, Isabela Alfaia, demostrou entusiasmo e alegria após encenar uma das obras da escritora homenageada.

“Eu falei das frutas do meu quintal. É muito legal aprender com as histórias da Ana Peixoto. Adorei ler o seu livro”, complementou a aluna.

A escritora, Ana Peixoto, estava extremamente satisfeita com a homenagem e salientou que seu trabalho está dando frutos, pois este é o seu objetivo: educar de forma lúdica e diferenciada.

“Esta homenagem representa a dedicação de anos de trabalho na área da educação voltada principalmente para crianças. Eu tenho só agradecer e reconhecer que o meu trabalho não acabou”, ressaltou a escritora.

 

 

Biografia

A escritora, Ana Peixoto, é Natural de Manaus, escreve crônicas, poesias e histórias infanto-juvenis. Faz pesquisas sócio-ambiental nos municípios amazonenses para transformá-las em literatura infanto-juvenil regionalizada. É licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas. Fez curso de extensão universitária em Estudos Sociais.

Sócia fundadora da Associação Amazonense de Leitura e Escrita–AMALER é membro da Associação dos Escritores do Amazonas–ASSEAM. Fez o curso de Magistério no Colégio Brasileiro de Manaus. Trabalhou como professora nas escolas públicas do Estado do Amazonas: Fueth Paulo Mourão, Presidente Castelo Branco e Altair Severiano Nunes, todas em Manaus. Participa de projetos educacionais e literários que incentivam o gosto pela leitura, principalmente de autores regionais. Participa também de projetos educacionais da SEMED–Manaus, do SESC–Amazonas, do SESI–Manaus, da Universidade do Norte–UNINORTE, da Biblioteca Municipal de Manaus, da Editora Valer e do Amazonsat.