12/06/15 | 16:36
Cmei Poeta Antônio Gonçalves Dias realiza encerramento da Semana do Meio Ambiente

Com a participação de pais, responsáveis e professores, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Poeta Antônio Gonçalves Dias, localizado no Armando Mendes, zona Leste, realizou na manhã desta sexta-feira, 12, o encerramento das atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente, com o tema “Reaproveitar para não faltar”.

A atividade visou oportunizar à comunidade escolar o conhecimento sobre as questões ambientais favorecendo ações pertinentes ao cuidado com o meio ambiente. O centro envolveu, ao longo da semana, as 474 crianças, entre 4 e 5 anos, com várias atividades em sala de aula sobre a temática.

De acordo com a diretora do Cmei, Rozenice Valério, os alunos trabalharam durante duas semanas na elaboração dos trabalhos, apresentação da coleta seletiva, vídeos temáticos, reaproveitamento da água e matérias para fazer brinquedos, entre outras atividades.

“Nós acreditamos no aprendizado de nossas crianças sobre essa temática, desde 2007, sempre com uma nova temática. Esse ano foi destacado o reaproveitamento do material reciclado para uma série de atividades. A coleta seletiva é nosso ‘carro chefe’, principalmente, porque utiliza o plástico, papel e muitas das vezes, o orgânico também. As crianças têm assimilado as informações e transmitido dentro de suas famílias, ou seja, é um aprendizado que o aluno leva para a vida toda”, comentou.

A professora do 2º período Cláudia Almeida informou que junto às colegas procurou levar o conhecimento às crianças e lembrou que apesar de ainda muito novos, eles conseguem assimilar o conteúdo sobre o reaproveitamento.

“Nós fizemos instrumentos musicais a partir de materiais reaproveitados, como garrafa pet, latas, vasos, entre outros que iam para o lixo. Fizemos outras atividades, que ficaram em exposição na escola. As crianças já dizem: ‘não vamos jogar lixo na rua, igarapé e em nossa casa’, conceitos que os alunos assimilam e viram hábitos para os adultos”, destacou.

O autônomo Eliel Gomes, 37, pai da aluna do 2º período, Eduarda Ribeiro de Moraes, 5, disse que participa de quase todos os eventos da escola. Para ele, o fato de sua filha aprender sobre o meio ambiente é de extrema importância para sua formação.

“Ela aprendeu que não pode jogar papel no chão, na rua e tem que juntar o lixo e colocar na lixeira. Quando comer algum bombom ou algo, não jogar no chão para a cidade ficar limpa. O mundo em que vivemos hoje está muito poluído, mas ela estar aprendendo tudo isso nessa idade é excelente para sua conscientização”, comemorou.

 

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Cleomir Santos

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054