05/10/16 | 14:36
Cmei Odete Puga faz encerramento da Semana do Livro Infantil com apresentações teatrais

Semana do livro infantil. CMEI. Prof. Odete Puga. Fotos Cleomir (3)Após três dias de contação de diversas histórias infantis em sala de aula, cerca de 150 alunos, de 4 e 5 anos, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Odete Puga, no bairro de Petrópolis, zona Centro Sul, apresentaram, na manhã desta quarta-feira, 5, peças teatrais baseadas nas obras aprendidas. A atividade fez parte da programação da Semana do Livro Infantil.

O pátio da escola e se transformou em uma floresta para contar a história da Chapeuzinho Vermelho. Na ocasião, foi mostrado aos pequenos que todo o mal ocorrido à Vovozinha se deu pela desobediência da menina.

O aluno Jackson Junior, de 6 anos, do 2º período, aprendeu a lição e contou que em casa é obediente aos pais. “A mãe dela (Chapeuzinho Vermelho) mandou ela levar frutas para a Vovozinha, e disse para ela não ir pela floresta, mas ela desobedeceu e o Lobo Mal comeu a Vovozinha”, explicou.

Na sequência, os alunos do 1º período recontaram a história, fazendo o lobo se transformar em um animal do bem e a Vovozinha se tornar saudável, trocando os doces por frutas. As crianças também apresentaram o musical ‘A Lenda Rosa Juvenal’.

Incentivo à leitura

Semana do livro infantil. CMEI. Prof. Odete Puga. Fotos Cleomir (10)De acordo com a diretora em exercício da unidade de ensino, Lilian Abreu, as atividades incentivaram as crianças a criarem intimidade com os livros e a leitura, e a expandirem seu entendimento de mundo. Ela explicou que a escola criou um subprojeto dentro do Viajando na Leitura, que é desenvolvido pela Semed.

“A Secretaria tem um projeto chamado Viajando na Leitura, e nós criamos o Viajando na Leitura na Educação Infantil. Nós aproveitamos essa semana para trabalhar com as crianças essas histórias e ampliamos a bagagem de conhecimento deles. Falamos também da importância de cuidar bem dos livros e ensinamos que por meio da leitura, eles podem conhecer novos lugares e fazer novos amigos”, afirmou a educadora, lembrando os benefícios que uma criança que lê tem em sua vida.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos