26/09/18 | 15:19
Cmeis realizam encerramento de projeto sobre Educação no Trânsito

Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Nilza dos Santos Alencar, no bairro Compensa 2, zona Oeste e Onias Bento, no bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus realizaram, nesta quarta-feira, 26/9, o encerramento das atividades do projeto “Educação, Trânsito e Cidadania”, que foram realizadas nos dois turnos e envolveram cerca de 500 crianças do 1º e 2º períodos.

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-Am) e a Moto Honda da Amazônia, foram as instituições parcerias que apoiaram as atividades.

A ação faz parte do programa “Transversalizando o Trânsito”, desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Manaustrans, nas unidades de ensino do munícipio. As unidades a já realiza o projeto desde 2007, com o objetivo de desenvolver atividades pedagógicas que possibilitem as crianças adquirir o respeito pelas regras do trânsito, percebendo o valor das normas para a segurança individual e coletiva.

As atividades pedagógicas com as crianças iniciaram em março deste ano, com o reaproveitamento de materiais como garrafas pet, tampas de garrafas, papelão, jornal, barbante, entre outros. Os alunos foram divididos em salas temáticas a apresentaram seus trabalhos de confecção de carrinhos com material reciclados, jogos de memória, placas de trânsito, maquetes e jogral.

A diretora do Cmei Nilza Alencar, Andrea de Seixas Cavalcante destacou o trabalho realizado. Para ela, os alunos tiveram um aprendizado bem significativo de tudo que foi feito em sala de aula. “Esses pais além de conhecer e saber o que as crianças estão aprendendo, puderam se envolver e se sensibilizar sobre o trânsito, porque é responsabilidade de todos. Os adultos estão aprendendo com eles”, disse.

A professora Silvia Duarte Alves Farias, apresentou em sala uma maquete do transito no bairro da Compensa. Para ela, mesmo sendo pequenas, as crianças não tiveram nenhuma dificuldade para aprender sobre o assunto.

“Elas conseguiram assimilar, porque primeiro trabalhei a observação do que tem no bairro, nas ruas, se passava ônibus, se os motociclistas usavam capacetes, mas principalmente se as crianças andavam de moto ou moto taxi. Com isso, os alunos aprenderam os sinais de transito e colocaram tudo em prática”, explicou.

Steffany Sombra Rodrigues, 28, mãe da aluna do 2º período, Agata Sophia Rodrigues Paiva, 5, acompanhou toda programação e elogiou o trabalho realizado pela escola.

“Eles conseguiram aprender sobre as plaquinhas e a atenção quando for atravessar uma rua. Minha filha se empolgou muito, principalmente com semáforo, porque ela alertava quando era para seguir ou avançar. Ela assimilou muito rápido e isso vai influenciar na vida dela no futuro”.

Para aluna do 2º período, Pietra Radasse Fidelis, 5, foi muito bom ter aprendido sobre o assunto. “Aprendi na rua que passa carro, que criança não pode andar de moto e até os seis anos tem que ficar atrás no carro. Foi muito bom saber sobre o transito na escola, como ter cuidado quando for andar de bicicleta ter e atravessar a rua”, contou.

A gestora do Cmei Onias Bento, Simone Lima, conta que durante todo ano de 2018 os alunos têm atividades relacionados ao clube e ao Centro de Treinamento Honda e que esse momento de encerramento da semana, que contou com diversas atividades relacionadas a educação de trânsito, deixa os alunos muito felizes.

“Embora eles ainda sejam muito pequenos, eles ajudam a educar os pais nas questões do trânsito. Por mais que eles não dirijam, eles agem como agentes multiplicadores desses cuidados fundamentais no trânsito, tanto como se estivessem em algum veículo como pedestres também”, ela acrescenta.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054