03/10/19 | 16:49
Cmei Moacir Andrade realiza programação de incentivo à leitura

Com objetivo de estimular o gosto pela leitura, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Moacir Andrade, localizado no São José Operário, zona Leste, realizou uma programação especial durante esta semana. Aproximadamente 230 crianças de 4 e 5 anos, do 1º e 2º período atendidas pela unidade de ensino participaram da ação.

A atividade faz parte da ‘Semana do Livro Infantil’ que acontece anualmente em toda rede municipal de ensino e que foi criada   por meio da Lei Municipal nº 1.012 de junho de 2006. A ação tem o objetivo de intensificar as ações de incentivo à leitura nas 137 escolas de educação infantil, com a participação de mais de 52 mil alunos.

No   Cmei Moacir Andrade, o evento foi realizado em quatro dias e contou com momentos de reconto de obras literárias de autores locais, nacionais e internacionais de cunho infantil, leitura recreativa, peças infantis e teatro de fantoches.

No primeiro dia, os alunos aprenderam de forma pedagógica aspectos da   literatura infantil com apresentação de obras notórias e de autores renomados.

No Segundo, tiveram uma tarde de leitura, reconto de histórias e confecção de livros dos próprios alunos. Nesta quinta-feira, 3/10, que foi o 3º dia da ação aconteceu o teatro de fantoches com a história ‘A tartaruga e a lebre’ e interpretação dessa história. A ação foi encerrada com uma dramatização da história ‘O grande rabanete’, da escritora Tatiana Belinky.

Segundo Heloiza Silva, professora e uma das organizadoras do evento, a ação pedagógica é realizada durante todo ano letivo como forma de incentivar a leitura.

“Desenvolvemos esta questão da leitura por meio de diversas atividades em sala de aula, bem com a exposição da literatura infantil, durante todo o ano. Ou seja, essa ação não é isolada, pois sempre   buscamos trabalhar com alunos de maneira diversificada, por meio do teatro, do fantoche, do manuseio dos livros paradidáticos, sempre mostrando a importância da leitura do cuidado que eles devem ter com livros e revistas. Ou seja, qualquer material que possa ajudar a desenvolver a leitura”, completou.

Histórias marcantes e que fazem parte do mundo da literatura infantil foram exploradas durante a ação, entre elas ‘A bela e a Fera’ e as ‘Aventuras de Pinóquio’.

Para o aluno José Alberto Moxi, 5, do 1º período, a atividade uniu aprendizado com entretenimento. “Foi divertido porque ouvi e li bastante história legal”, comentou.

Os alunos estavam realmente atentos a todos os momentos da programação. A estudante Debora Souza Dias, 6, do 2º período, era uma das mais empolgadas.

“Eu gostei de toda a programação, mas a que mais me chamou atenção foi o dia que contaram a história do Pinóquio, na verdade, a parte final dela, que conta com a fadinha, transformou o menino de madeira em uma pessoa de verdade. Foi bem legal”, contou

Texto: Emerson Santos
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054