21/10/15 | 17:10
Cmei Moacir Andrade realiza exposição que destaca importância da Amazônia para o Brasil

DL - 21-10-15 - Projeto Mãozinha Encantada (10)Em homenagem ao artista plástico, compositor e poeta Rui Machado, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Moacir Andrade, localizado no bairro São José, zona Leste, realizou na manhã desta quarta-feira, 21, a abertura da programação do projeto “Mãozinha Encantada”, com a exposição “Regionalidade”. O evento reuniu o homenageado e as mais de 200 crianças da unidade de ensino.

O projeto já vem sendo realizado na escola há 15 anos, sempre abordando a importância da Amazônia para o Brasil. A coordenação pedagógica da escola escolheu o trabalho de Rui Machado devido o artista retratar em suas telas a biodiversidade e um pouco da história dos povos indígenas.

DL - 21-10-15 - Projeto Mãozinha Encantada (3)De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Heloisa Santos, os 237 alunos da instituição de ensino participam do programa. No total, a exposição contou com 117 telas feitas por crianças, resultado do trabalho de releitura das obras de Rui Machado.

“É uma satisfação poder perceber a evolução de cada aluno. Quando foi no período de pintura, nós observamos como as crianças ficaram encantadas, até mesmo na explicação sobre a temática, sobre cada obra e a vida do autor. Com essa exposição, os alunos puderam ter um contato mais direto com a nossa região, nossa cultura e valorizar nossa região. A valorização da cultura é importante e começa desde a criança, porque é bom ensinar desde cedo”, destacou.

Com mais de 500 telas produzidas ao longo de 30 anos de carreira, além de publicações na Europa e Estados Unidos, o artista plástico, poeta e compositor dos cantores amazonenses e do Boi Caprichoso, Rui Machado, fez questão de estar presente na abertura do evento. Na oportunidade, ele viu de perto os trabalhos de releitura das crianças baseados em suas telas.

“A sensação é a melhor possível, porque criança na minha opinião é o ser mais sincero que existe. É uma fase na qual só se fala a verdade. A recepção na escola foi maravilhosa. Considero muito importante essa iniciativa, porque é um incentivo às artes, mostra que devemos cuidar da Amazônia, porque se não cuidarmos da natureza, não teremos futuro”, observou.

DL - 21-10-15 - Projeto Mãozinha Encantada (9)A aluna do 2º período, Jéssica Fernandes Amorim, 6, fez a releitura da tela de Rui Machado da série “Sabor e arte”. Para ela, foi algo novo e que a deixou feliz ao ver pronto seu trabalho para a exposição. “Não foi difícil fazer a tela, porque tinham peixes e o céu. Gostei muito de ter pintado. Quero fazer tudo de novo, porque é muito bom saber que todos vão ver o que fiz”, disse.

Programação

A abertura do evento contou com a presença das professoras, pais, responsáveis e alunos, que acompanharam a biografia de Rui Machado, e realizaram a apresentação cultural “Índio do Brasil” e visitação a exposição.

Nesta quinta-feira, 22, continua a visitação da comunidade do entorno da escola à exposição de releitura das telas dos alunos. Na sexta-feira, além da visitação, o encerramento terá a apresentação cultural das crianças com o tema “Amazônia”.

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Deilson Lima

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
(92) 3632-2054