25/08/15 | 14:51
CMEI Moacir Andrade realiza 3ª Mostra Cultural Científica e Cultural

III Mostra Científico Cultural. CMEI. Moacir Andrade Fotos Cleomir (3)Com objetivo de oportunizar ao aluno o desenvolvimento de hábitos e atitudes ecologicamente corretas que valorizem, respeitem e preservem o meio ambiente, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Moacir Andrade, localizado no bairro São José, zona Leste, realizou na manhã desta terça-feira, 25, a 3ª Mostra Cientifica e Cultural com o tema “Terra poluída, planeta doente”.

O evento contou com a participação das professoras, pedagogas, funcionários, pais, responsáveis e a comunidade. As 237 crianças do 1º e 2º períodos apresentaram o resultado de seus trabalhos em seis salas temáticas com experimentos focados nos bichos da Amazônia, como sapo, jiboia, onça pintada, curió, piranha-caju e tartaruga.

III Mostra Científico Cultural. CMEI. Moacir Andrade Fotos Cleomir (6)Segundo a diretora da escola, Carolina Pinheiro de Macedo, os alunos, durante o primeiro trimestre, tiveram várias atividades em sala de aula com as professoras. A temática, conforme ela, foi trabalhada com pesquisas, vídeo-aulas e a ajuda dos pais, envolvendo todas as turmas da unidade escolar.

“Estamos tentando mostrar às nossas crianças o desenvolvimento de hábitos saudáveis e atitudes ecologicamente corretas, porque nossa meta é formar um cidadão ecologicamente consciente. Com certeza, o aprendizado deles foi positivo. Durante o primeiro semestre foi trabalhado o experimento, como por exemplo, germinação, a utilidade da argila, permeabilizacão do solo, entre outros. Todas estas atividades eles levaram e trabalharam em casa com os pais”, explicou.

III Mostra Científico Cultural. CMEI. Moacir Andrade Fotos Cleomir (28)O motorista Elcimar Pereira, 33, pai da aluna do 2º período, Izabelly Vitória, 6, disse que mesmo trabalhando muito, sempre procura acompanhar as atividades da escola. Para ele, a mostra foi algo marcante porque as crianças conseguiram assimilar tudo o que estudaram com as professoras em sala.

“Para nossas crianças é muito importante todas essas informações, porque elas absorvem o conhecimento e não esquecem mais, apesar de ainda pequenas. Até mesmo em casa, minha filha mudou o jeito de ser e o comportamento. Ela chegou pra mim e disse: “pai, quero que o senhor vá para ver o que aprendi na escola””, disse orgulhoso.

III Mostra Científico Cultural. CMEI. Moacir Andrade Fotos Cleomir (44)Responsável pela apresentação do experimento “Bichos da Amazônia: curió”, aos visitantes do evento, a aluna do 2º período, Pollyane Silva Bindá, mostrou todo o conhecimento sobre o tema abordado.

“Aprendi que devemos cuidar muito bem do curió. Na minha apresentação falei tudo isso às pessoas, porque elas precisam entender a importância do pássaro e como podemos ter mais atenção com a natureza de nossa terra”, completou.

No encerramento da 3ª Mostra Científica e Cultural, as alunas do 2º período finalizaram o evento com a apresentação cultural do “Xote Ecológico”.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054