24/07/15 | 11:30
CMEI Moacir Andrade apresenta a cultura brasileira por meio de Festa Julina

Arraial Moacir na Roça. CMEI. Moacir Andrade. Fotos Cleomir (15)Músicas e adereços típicos de arraial, como balões de São João e bandeirinhas, fizeram parte do cenário da Festa Julina, realizada na noite desta quinta-feira, 23, pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Moacir de Andrade, localizado no Bairro São José 2, zona Leste da cidade. O evento que teve como tema “Moacir na Roça” aconteceu na área recreativa da unidade e contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, entre alunos, pais, comunitários e educadores.

“A festa já faz parte da programação do CMEI Moacir de Andrade. A cada ano desenvolvemos uma temática e traçamos uma meta. Neste ano, estamos trabalhando a questão cultural e buscando arrecadar fundos para desenvolvermos atividades na semana da criança e para implementarmos melhorias no parque recreativo do CMEI para dar mais conforto aos nossos alunos”, explicou a gestora Carolina Pinheiro, ressaltando, ainda, que o evento propõe um momento de socialização e de integração entre a comunidade e a unidade.

Arraial Moacir na Roça. CMEI. Moacir Andrade. Fotos Cleomir (5)Durante o arraial, foi trabalhado a temática “ Valores da cultura brasileira e manauara” de forma lúdica e pedagógica a fim de apresentar as raízes locais e do país, por meio das danças típicas do Amazonas e do Brasil.

Na ocasião, teve apresentações de danças, entrega de brindes e sorteios de prêmios, onde 240 alunos, entre 4 e 6 anos, do 1º e 2º período, demostraram as particularidades das danças de rodas, resgatando as brincadeiras populares, como cantigas de rodas, a quadrinha que é dançada nos quatro cantos do Brasil e em, especial, no mês junho, por conta das festas juninas e, por fim, a ciranda e o boi-bumbá que fazem parte da cultura amazonense há diversos anos.

Arraial Moacir na Roça. CMEI. Moacir Andrade. Fotos Cleomir (25)De acordo com a pedagoga do CMEI, Edelice de Freitas, a festa foi preparada desde a primeira quinzena de junho, sempre com um cunho pedagógico. “Durante a preparação, os professores trabalharam com exposições, brincadeiras, aulas dialogadas, jogos e com a confecção de cartazes até a culminância que está acontecendo hoje com a apresentação de todo este trabalho pedagógico, realizado em sala de aula”, explicou.

Em relação ao trabalho pedagógico realizado pelos professores, a dona de casa e mãe do aluno Samuel Guerreiro, do 2º período, 6 anos, Geana Oliveira, aprovou a metodologia utilizada para os estudantes conhecerem a cultura da região e de outros estados do Brasil.

“Vejo esta iniciativa bastante interessante, porque dá oportunidade aos alunos conhecerem outras culturas e ajudar a desenvolver e desinibir as crianças, com o uso da dança e música”, observou a dona de casa.

No fim do arraial houve também o bingo e a entrega de brindes aos reis e rainhas da festa junina.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054