Conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e evitar desperdícios foram os principais objetivos da Feira de Ciências realizada nesta sexta-feira, 21, pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mary Assayag Hannan, localizado na comunidade Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona Oeste.
Com o tema principal “Luz, ciência e vida para Manaus”, os 355 alunos das 16 turmas do Cmei trabalharam subtemas que alertavam os pais e outros alunos sobre como evitar desperdícios de água e de luz. De acordo com a gestora, Maria do Socorro, os trabalhos para a feira de ciências começaram em julho, por meio de pesquisas.
“O nosso objetivo com a feira é integrar os nossos alunos com as famílias e alertar sobre o desperdício da água e da luz, evitando o consumo em excesso. Esse trabalho começou em há um mês e envolveu muita pesquisa por parte dos alunos e contamos muito com o apoio dos pais”, relatou.
Para a professora Ana Claudia Rodrigues, incentivar a conscientização das crianças gera um cidadão melhor no futuro.
“Nós realizamos pesquisas de campo com o apoio dos pais, em locais que já serviram de diversão e, hoje, estão poluídos e abandonados. A intenção é mostrar para as crianças que a esperança de mudar está nas mãos deles, que se eles forem bem orientados eles vão ser um futuro melhor”, afirmou.
A cabeleireira Raquel Seixas, mãe da aluna Paola Vitória, 4, contou que a Feira de Ciências é importante para os alunos, pois incentiva eles a aprenderem ainda mais do que aprendem em sala de aula.
“Desde quando a Paola começou a estudar para a feira, ela ficou fascinada. Ela apresentou sobre os planetas do sistema solar, coisa que nem eu sabia e que ela acabou me ensinando. A escola realiza um trabalho muito bom aqui na comunidade eu participo de todas as atividades que posso acompanhar minha filha”, informou a mãe.
TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Cleomir Santos
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
(92) 3632-2054