28/05/12 | 17:02
CMEI Maria do Céu realiza lançamento do PESC.

Os 240 alunos da Educação Infantil do CMEI Maria do Céu aprenderão a disciplina de ciências de forma bastante dinâmica e divertida. Na última quinta-feira, (24), a unidade promoveu o lançamento do PESC- Programa de Ensino Sistematizado das Ciências. O evento contou com a participação dos pais, alunos, professores e equipe técnica da escola. Na ocasião, a professora do maternal, Maria Adriana Maciel, demonstrou na prática com os alunos a forma de utilização do PESC em sala de aula.

Com o lançamento do PESC, alunos do 1º e 2º período que já estavam utilizando os livros, contarão também a partir de agora, com os materiais pedagógicos da estante: jogos de tabuleiro, microscópio, dorso humano, esqueleto, lousa digital e outros, enriquecendo as aulas em sala de aula.

Conforme a gestora Lucy Meire da Rocha Braga, o PESC – Programa de Educação Sistematizado de Ciências, adotado pela SEMED, apresenta uma metodologia diferenciada que se desenvolve em torno da disciplina de Ciências, mas que, perpassa as outras áreas do conhecimento como a linguagem escrita e oral, arte, matemática, dentre outras.

“O PESC representa um grande investimento da Educação Infantil, a atual gestão está de parabéns ao viabilizar este material aos nossos alunos, garantindo o direito fundamental da promoção da educação de qualidade, assegurada nas legislações. O PESC  tornará a sala de aula um espaço mais atrativo e provavelmente reduzirá o índice de faltas e abandono escolar”, destacou  a gestora.

A professora do 2° período, Marinês Batista, acredita que o PESC é um recurso pedagógico que possibilita aos alunos a utilização do concreto, o que sustenta o aprendizado nesta fase de desenvolvimento infantil.

“O uso tecnológico deste recurso – PESC – aguça a curiosidade e o desejo de aprender. Nossas aulas terão um gostinho de quero mais e os nossos alunos merecem ter o melhor instrumento pedagógico oferecido hoje no mercado”, ressaltou a professora.

Após a apresentação do PESC para os pais, o srº Eudes Ferreira, experimentou  na prática a lousa digital juntamente com a sua filha Sônia Ferreira, estudante do 2º período D, vespertino. Segundo ele, o Programa PESC é excelente. “Vi como a minha filha ficou feliz em usar a varinha mágica para pintar e fazer outras atividades, com certeza os alunos irão melhorar o seu desempenho escolar”, afirmou Ferreira.

O PESC é uma proposta de ensino inovadora, abordando diversos temas relacionados ao ensino de Ciências. Apresenta atividades experimentais que proporcionam ao aluno um enriquecimento cotidiano, utilizando trabalhos práticos, transformando a aprendizagem em um momento prazeroso, descontraído e lúdico, rico de significados, sendo agradável para alunos e professores.