25/06/15 | 15:00
CMEI Maria de Lourdes realiza 1ª Mostra de jogos matemáticos

sucatemáticos (3)Trabalhar a importância da reciclagem de materiais que seriam descartados, onde as crianças aprendam também os conceitos matemáticos, a respeitar o próximo e ao meio ambiente, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria de Lourdes Braga, localizada no bairro Colônia Terra Nova II, zona Norte, realizou, nesta quinta-feira, 25, a 1ª Mostra de Jogos Matemáticos. O evento foi uma ação ao mês do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5 de junho.

Na oportunidade, os pais, responsáveis e a comunidade visitaram os estandes e a demonstração de jogos feitos com material reciclável. De forma divertida em sala de aula, os alunos aprenderam a matemática com jogos da amarelinha, roleta, dominó de cores, rolo numérico, corrida dos coelhinhos, jogo da memória, jogo do dado numérico, boliche e trilha numérica.

sucatemáticos (10)“Essa é a contribuição que nós temos em relação ao meio ambiente, por meio de materiais reciclados. Dentro deste contexto, nós colocamos a questão da matemática na sala de aula. Como podemos fazer jogos atrativos para que as crianças compreendam a questão da forma, cor, numeração, lateralidade e os aspectos experienciais dentro da educação infantil”, explicou a diretora do CMEI, Deise Corrêa Ferreira.

A professora Adriana de Lira Correia trabalhou com as crianças em sala algumas atividades de forma divertida para o aprendizado dos alunos. Para ela, a metodologia torna o aprendizado mais suave e de fácil compreensão para o alunado.

sucatemáticos (57)“Foi muito gratificante da forma que fizemos, porque muitas das vezes as crianças aprendem brincando. Como trabalhamos com material reciclado, os próprios alunos trouxeram de casa para construir na sala. Minha turma usou tampinha de garrafa e pedaço de papel colorido para fazer os jogos”, contou.

Sempre presente em todos os eventos da escola, Maria Rocilda, 29, mãe do aluno do 1º período, Guilherme Ramos Santana, 4, ficou alegre ao ver seu filho falando tudo o que aprendeu sobre a matemática em casa.

“Percebi que ele vem aprendendo muitas coisas, quando chegava em casa mostrando. Eu também participei com ele, ensinando o que já sabia para ajudá-lo. Acho isso muito bom, porque ele está na fase de aprender e a escola com esses jogos está ajudando muito essas crianças”, disse.

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054