26/11/10 | 10:05
CMEI Maria de Lourdes promove ação de prevenção

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, 27 de novembro, mais de cem mulheres foram atendidas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria de Lourdes Braga, localizada na Comunidade São Lucas – Terra Nova II, zona Norte, em uma Ação de Prevenção do Câncer do Colo de Útero, realizada em parceria com Unidade Básica de Saúde (UBS) Frei Valério di Carlos, do bairro Novo Israel.

A programação teve o atendimento de profissionais na área de enfermagem da UBS Frei Valério na coleta de preventivo e vacinação de crianças a partir de zero ano. Houve ainda uma palestra, com o tema “Prevenção do câncer do colo de útero e da mama”, com a enfermeira Anete Rodrigues Dantas.

O CMEI Maria de Lourdes Braga em parceria com a UBS Frei Valério já tinha realizado um trabalho de vacinação da tríplice viral e da H1N1 com os 204 alunos da escola na faixa etária de 4 a 5 anos, no último dia 17 de novembro.

Segundo a gestora do CMEI Maria de Lourdes, Doralice Mara Brito, a maioria dos moradores da comunidade é oriunda do interior do Amazonas e, portanto precisam um pouco mais de ajuda e principalmente de informações sobre o tema saúde. “Eu acredito que a escola deve caminhar lado a lado com a saúde e sem a saúde não tem como ter educação. As mães ou responsáveis que tem seus filhos precisam trazer seus filhos pra nossa escola e se essas pessoas adoecem não tem como vir”, salientou.

Satisfeita com a iniciativa da escola, Naimy Teixeira Simas, 25, mãe do aluno do 2º período, Henrique Simas Santos, 6, elogiou a oportunidade de fazer o exame de prevenção. “É importante ter isso aqui na comunidade, porque é muito difícil e nós como mães temos a dificuldade de deixar nossos filhos em casa pra ir longe fazer alguma coisa. A escola presta esse serviço muito bom pra todos nós”, comentou.

É uma parceria muito positiva e valorosa, assim definiu o Diretor da UBS Frei Valério di Carlos, Raimar Carvalho de Araújo, que considera a união dos órgãos públicos importantes na ajuda a comunidade. “São dois segmentos importantes dentro da sociedade, ou seja, a saúde e a educação. Nós temos que cada vez mais procurar esses tipos de parcerias e estamos desenvolvendo várias ações nessas áreas adjacentes pra cobrir a demanda de pessoas que procuram a UBS”, destacou.