02/04/19 | 16:53
Cmei Maria Amélia homenageia o escritor José Guimarães dos Santos em abertura da Semana da Literatura

Mais de 200 crianças  participaram da abertura da  programação da Semana da literatura amazonense, realizada pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Amélia Tavares, localizado no Bairro Puraquequara, zona leste. A programação irá acontecer, simultaneamente  em todas  as unidades da rede municipal de ensino até a próxima sexta-feira, 5/4.

A abertura realizada pelo Cmei foi repleta de atividades lúdicas, de contação histórias e de momentos que estimularam a imaginação das crianças. Na oportunidade, as crianças tiveram oportunidade de conhecer, por meio de uma exposição, a biografia do autor que  a unidade vai trabalhar e homenagear durante a Semana da literatura Amazonense de 2019. O autor escolhido foi  José Guimarães dos Santos, mais conhecido como “Maracá”,  natural do município de Humaitá (a 696 quilômetros de Manaus).

Segundo a gestora da unidade, Katie Ane dos Santos Monteiro, a Semana da literatura amazonense é um momento oportuno para estimular e despertar, principalmente nas crianças da modalidade de educação infantil, o gosto pela leitura.

“A programação é importante, porque ajuda a estimular e despertar o interesse pela leitura nas crianças e  favorece ao mesmo tempo um aprendizado e letramento mais significativo. A atividade é interessante também porque trabalha a questão da oralidade e imaginação das crianças”, salientou.

Para a aluna Lia Sterfany Garcia, 5 anos, do 2º período, que participou da abertura, a  atividade foi só diversão. “A atividade foi bem foi legal , me diverti, desenhei e brinquei bastante”, comentou.

Programação
Ao longo da semana a unidade promoverá  momentos de desenho e pintura, leitura de histórias, utilizando máscaras, além da realização de pinturas faciais, ao som de músicas instrumentais que reproduzem os sons de floresta, dramatizações de fantoches, um dia dedicado para entrevista e o contato direto com autor homenageado, além de uma exposição das atividades de pintura realizadas pelas crianças no decorrer da semana. .

 

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054