04/09/15 | 12:40
Cmei Manuel Bastos faz desfile cívico clamando por preservação ao meio ambiente

20150904_082917Com faixas, cartazes e gritos de guerra ensaiado, cerca de 200 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Manuel Bastos chamaram a atenção dos moradores da Comunidade Jesus me Deu, na Zona Norte de Manaus, ensinando os moradores sobre a importância da preservação ao meio ambiente, durante o desfile cívico, realizado na manhã desta sexta-feira, 4, que percorreu as ruas do entorno da unidade de ensino. O tema do desfile foi “Plantando Educação Ambiental para Colher Cidadania”.

O evento começou com o hino nacional e, em seguida, os pequenos, muitos acompanhados dos pais, iniciaram a caminhada. Mesmo sob o sol da manhã, a alegria deles foi contagiante. As crianças foram divididas em pelotões. Teve o da reciclagem de papel, da reciclagem de plásticos e o das árvores. Além deles, um grupo passou recolhendo o lixo acumulado durante a passeata.

20150904_083344A aluna Mel Letícia Rocha, de cinco anos, participou do desfile cívico e ensinou o porque estava marchando. “Marchamos para ninguém jogar lixo no chão porque senão alaga a rua”, ensinou garota que está no 2º período.

De acordo com a diretora do Cmei, Auxiliadora Lira, durante todo o ano letivo os alunos participam de atividades que os sensibilizam sobre a preservação, conversação e cuidado com o meio ambiente, com o intuito de promover mudanças de hábitos. Ela contou que a ideia de usar o tema no desfile cívico, foi para mostrar para os moradores os trabalhos pedagógicos aplicados na escola.

“Queremos conscientizar desde pequenos as crianças sobre a preservação do nosso patrimônio escolar. Quando nós recebemos essa escola, não tínhamos essa estrutura de hoje. Foi uma luta para mantermos a escola pintada e preservada. Então, após a manutenção, nós começamos conscientizar as crianças que temos que preservar não só a escola como o bairro e nossa casa. A ideia (do desfile) foi mostrar para comunidade o que o Cmei está trabalhando, porque temos vários projetos envolvendo o meio ambiente e também chamar os pais para perto da escola”, explicou.

20150904_083036Revivendo tempos de colégio
A dona de casa Kelly da Silva, 22, participou do desfile cívico ao lado da filha, a pequena Elisabete, 6. Ela contou que, quando era estudante, gostava da Semana da Pátria justamente por conta dos desfiles. Agora, na condição de mãe, não perdeu a oportunidade de reviver os bons tempos ao lado da filha.

“É muito bom podermos ensinar, desde pequeno, os nossos filhos a importância desta data. É importante que eles aprendam a respeitar a nossa nação. Os professores fizeram um ótimo trabalho, ensinando tudo para eles. Toda dia minha filha chegava em casa me contando o que aprendeu e ela me incentivou a participar do desfile”, falou.

Texto: Thiago Botelho
Foto: Divulgação Cmei Manuel Bastos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054