16/04/15 | 12:53
Cmei Magnólia Frota homenageia Escritora amazonense Maria de Abreu

A escritora amazonense Maria Oliveira de Abreu foi homenageada pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Frota, localizado no Conjunto  Renato Souza Pinto 1, durante esta terça-feira, 15. A programação faz parte das atividades da Semana da Literatura Amazonense realizada, simultaneamente, pelas unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação desde 2005. Cerca de 200 alunos, de 3 a 5 anos do maternal, 1º e 2º períodos participaram da homenagem.

Durante atividade houve dramatizações, exposições dos livros Jardim de Juliane e Menino Xicrim, realizadas pelos próprios alunos com a orientação dos professores. Além disso, foram recitados poemas, contação de histórias e apresentação da biografia da escritora homenageada.

Para a gestora do Cmei Lorena de Abreu, a atividade causou um despertar nos alunos.  “O dia de hoje, posso dizer que, foi espetacular, pois vimos nos olhos de nossas crianças o despertar pela leitura, o prazer de criar e viajar, através dos livros, para lugares inimagináveis. E como eles mesmos disseram: “Também podemos ser um escritor”, disse a gestora ao ver a expressão de seus alunos, no decorrer das apresentações.

No decorrer do ano letivo, o Cmei realiza uma série de atividades que têm o objetivo de incentivar o gosto e o interesse pela leitura e escrita, como ressaltou Lorena.

“Nós costumamos fazer este tipo de atividade não só na Semana da Literatura Amazonense e, sim no decorrer de todo ano letivo. Nós colocamos escritores locais em contato com nossos alunos, fazemos um trabalho lúdico em sala de aula, utilizando livros e histórias infantis. Além disso, é confeccionado um livro, no fim do ano com desenhos de alunos do 1º período e pequenas produções textuais dos alunos do 2º período. O nosso objetivo é desenvolver e cultivar o interesse pela leitura e também o surgimento de novos escritores na nossa região”, disse Lorena.

De acordo com a homenageada, Maria de Brito, a atividade lúdica proporcionou o contato com a Região Amazônica e lhe surpreendeu.

“Esta atividade proporcionou aos alunos um despertar de consciência sobre a Região Amazônica, mostrou a eles um pouco sobre a cultura local, sobre meio ambiente e a realidade da Amazônia com um todo. Enfim, acredito que esta atividade foi muita válida e que contribuiu com a formação destas crianças. Fiquei admirada com trabalho que foi realizado com os alunos. Parabéns”, colocou a escritora.

 

Biografia da homenageada

Maria Oliveira de Abreu nasceu em Bragança Paulista (SP). Entre 1968 e 1972, fez teatro na capital paulista e atuou ao lado do mímico Ricardo Bandeira. A partir de 1976, estabeleceu-se no Amazonas, convivendo durante anos com comunidades do interior amazônico, tendo sido, inclusive, Secretária Municipal de Educação em Manacapuru. É graduada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas e Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Luterana do Brasil.

Programação nas escolas

No decorrer de abril as Divisões Distritais Zonais (DDZs) e as escolas da rede municipal de ensino farão atividades culturais, tais como: exposições de livros, concursos literários, gincanas, feiras culturais, palestras, encontro com escritores entre outras atividades voltadas para a valorização da literatura.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Divulgação Escola

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054