23/04/15 | 10:21
CMEI João Aparecido realiza evento em comemoração ao Dia do Índio

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Aparecido Alves dos Santos tiveram a oportunidade de conhecer a cultura de mais de 15 etnias que estão assentadas na Comunidade Parque das tribos indígenas, localizada no ramal Bancrevea  no bairro Tarumã, Zona Oeste da capital. A atividade em comemoração ao Dia do Índio foi realizada no auditório da unidade educacional, na tarde desta quarta-feira, 22. Cerca de 200 alunos do 1º e 2º período e 1º ano do ensino fundamental participaram do momento.

O evento faz parte de uma série de atividades que o cmei realiza com objetivo de proporcionar conhecimento de forma mais concreta e lúdica, como explicou a gestora da unidade, Edna Oliveira.

“Esta programação faz parte da atividade do primeiro semestre da secretaria que é voltada para questões indígenas. A finalidade desta programação foi trazer um pouco da cultura, da tradição e da dança para os nossos alunos, visto que a Educação Infantil  trabalha com algo mais concreto e visual”, falou a gestora.

A atividade contou exposições de artesanatos indígenas como: colares, brincos, pulseiras, chaveiros, entre outros. Além disso, houve apresentações de danças típicas, rituais, costumes, de vídeos explicando e demostrando tradições e costumes da tribos que vivem na Comunidade Parque das tribos indígenas. Etnias como Kokama, Karapano, Baré, Mura e Apurinã.

Segundo a representante da comunidade e pedagoga, Cláudia Baré, a apresentação das etnias possibilitou a socialização das etnias entre os alunos do Cmei.

“É primeira vez que expomos as culturas da comunidade nesta unidade escolar. O nosso objetivo é divulgar e socializar a nossa cultura e fazer com que as crianças deste Cmei conheçam um pouco sobre a nossa história e nosso dia a dia. E, com isso, mostrar a relevância da cultura indígena”, destacou.

Para o aluno, Robert Araújo, do 1º ano a atividade ajudou entender que os índios possuem particularidades e diferenças que os tornam significantes. ”Hoje aprendi que há diversas etnias de índios e cada um tem uma cultura diferente”, comentou o aluno.

A atividade contou com a colaboração de professores e da pedagoga, Jhana Christina.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054